sexta-feira, 28 de novembro de 2008 atualizada ?s 17h30

Treze institui?es de ensino superior que atuam em Juiz de Fora abrem 575 vagas para bolsas do ProUni 2009



Guilherme Ar?as
Rep?rter

Termina no dia 12 de dezembro o prazo de inscri?es para o recebimento de bolsas parciais e integrais do Programa Universidade para Todos (ProUni) do Governo Federal, no primeiro semestre de 2009.

Em Juiz de Fora, 575 bolsas de estudo ser?o oferecidas em 13 institui?es de ensino superior que possuem cursos presenciais e a dist?ncia. O Instituto Vianna J?nior oferece 229 vagas para 2009. J? a Est?cio de S? poder? receber 71 alunos pelo ProUni. O Centro de Ensino Superior (CES-JF) recebe um pouco mais, 72 estudantes.

A Universidade Presidente Ant?nio Carlos (Unipac), vai oferecer 78 vagas. O Instituto Granbery e a Suprema oferecem, cada um, 37 vagas para o programa.

As bolsas oferecidas cobrem 50% do valor das mensalidades, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de at? tr?s sal?rios m?nimos, ou seja, R$1.215; ou 100% do valor, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de at? um sal?rio m?nimo e meio, de R$622,15.

O bolsista parcial de 50% do ProUni pode utilizar o Programa de Financiamento Estudantil (FIES) para custear a parte da mensalidade n?o coberta pela bolsa de estudo. Para obter o FIES, basta que o bolsista esteja matriculado em institui??o e curso que participe desse programa e que solicite o financiamento, no sistema do FIES, no per?odo que ainda ser? divulgado pelo Minist?rio da Educa??o (MEC).

Este ano, os candidatos poder?o escolher at? cinco op?es de cursos para bolsas integrais e parciais de 50%. Al?m do pr?-requisito da renda familiar, os candidatos ? bolsa devem ter cursado o ensino m?dio em escola p?blica ou ter sido bolsista em col?gio particular, al?m de ter obtido nota m?nima de 45 pontos no Exame Nacional do Ensino M?dio (Enem) de 2008.