Wireless - internet sem fio ACESSA.com promove curso sobre internet sem fio e re?ne empresas de v?rias partes do pa?s em Juiz de Fora

Renato Costa
Colabora??o*
27/11/2006

Ou?a o ?udio com o engenheiro de telecomunica?es Wardner Maia, explicando o funcionamento das redes wireless, clique no ?cone ao lado


Ou?a


A necessidade de adequa??o ?s novas tecnologias ? uma constante na ?rea de transmiss?o de informa?es. Foi pensando nisso que a ACESSA.com trouxe para Juiz de Fora um curso in?dito sobre a tecnologia wireless (internet sem fio), realizado no ?ltimo s?bado, dia 25 de novembro.

Wardner Maia, 
engenheiro de telecomunica?es Foi a primeira vez que o curso, ministrado pelo diretor t?cnico da Wlan Brasil, Wardner Maia (foto), foi oferecido fora de uma capital. "Inicialmente, pensava que n?o ter?amos a mesma demanda de pessoas que temos nas capitais, mas o resultado foi surpreendente, com a participa??o de profissionais vindos de v?rias partes do pa?s", comenta.

O curso em Juiz de Fora teve o objetivo de preparar as empresas, que trabalham com transmiss?o de dados - como provedores de acesso ? internet - para a implanta??o e opera??o de redes wireless, j? que, segundo Maia, com a crescente demanda nesse setor, os t?cnicos devem se atualizar com rela??o aos m?todos de implanta??o da tecnologia.

O engenheiro destaca que outro assunto relevante nas redes Wireless ? a seguran?a. "Inicialmente, a rede sem fio ? mais vulner?vel que a rede f?sica, mas existem maneiras de oferecer prote??o ao usu?rio de forma que ele tenha sigilo no tr?fego de informa?es", ressalta.

imagens do curso imagens do curso imagens do curso

O programa do curso, promovido pela ACESSA.com, abordou as redes Wi-fi e Wi-Max, sendo que a segunda tem um desempenho melhor. "Al?m da qualidade de transmiss?o ser melhor, o Wi-Max d? prioridade a transmiss?o de voz na conex?o, n?o permitindo flutua?es enquanto se transmite", explica Maia.

A Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es (Anatel) deve realizar, em breve, o leil?o de radiofreq??ncias nas faixas de 3,5Ghz, que s?o utilizadas pelo WI-Max. E, a ACESSA.com ? uma das empresas interessadas em obter permiss?o para poder utilizar a freq??ncia e oferecer acesso m?vel e com alta taxa de transmiss?o aos seus usu?rios.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Jornalismo da UFJF