Uso exagerado da internet: o que fazer?

Por

Uso exagerado da internet: o que fazer? Crian?as e adolescentes passam horas na frente do computador e deixam os pais preocupados com o tipo de conte?do acessado

Renato Costa
Colabora??o*
09/11/2006

Ou?a as dicas do Professor Alexandre Henriques sobre como buscar alternativas para os filhos al?m da internet




Um dos desafios mais comuns para os pais, hoje em dia, ? controlar o acesso dos filhos ? internet. Al?m das horas a fio em que ficam diante da tela, o conte?do disponibilizado na grande rede est? ao alcance de qualquer um.

Segundo o coordenador de Inform?tica Pedag?gica de um col?gio da cidade, Alexandre Henriques (foto ao lado), a tecnologia ? comum para as crian?as. "Antes mesmo de aprenderem a ler e escrever, as crian?as j? sabem utilizar o computador.

Para elas, ? um equipamento t?o comum quanto qualquer outro objeto", explica. Com essa adapta??o, o tempo diante do computador ? cada vez maior. Henriques mostra que o acesso via banda larga contribuiu para isso. "H? alguns anos, se usava somente o acesso discado, o que reduzia muito o tempo dispon?vel para se utilizar a internet em casa. Com a banda larga, o computador est? conectado 24 horas por dia, possibilitando que a crian?a possa estar conectada a qualquer momento", comenta.

Al?m do tempo que se passa conectado, outra grande quest?o est? no conte?do dispon?vel. "Buscas com palavras aparentemente simples, como vida, por exemplo, podem gerar resultados inesperados. Al?m disso, ferramentas como o Orkut, que ? utilizado pela maioria absoluta das crian?as e adolescentes, possui comunidades que veiculam conte?do preconceituoso e racista", explica Henriques.

Qual a alternativa?

O problema ? f?cil de ser detectado, mas a solu??o n?o est? em proibir ou bloquear o acesso ao conte?do arbitrariamente. "A proibi??o taxativa pode causar um efeito inverso. A crian?a ou adolescente ficar? ainda mais propenso a querer acessar o conte?do, por curiosidade", ressalta Henriques.

Para o banc?rio Lu?s Cl?udio Fiorindo (foto), uma boa proposta ? oferecer alternativas. "As crian?as j? tem uma tend?ncia ao exagero. Se ela s? tiver o computador como op??o de entretenimento, vai ficar ali por horas", comenta. Um caminho ? oferecer alternativas aos filhos, como atividades ao ar livre. Uma boa conversa em fam?lia tamb?m ? essencial, principalmente para se discutir qual o conte?do ? realmente relevante para ser acessado na internet.


Algumas dicas para os pais
  • Ofere?a atividades alternativas. O computador n?o deve ser o ?nico nem o melhor amigo do seu filho
  • Estabele?a limite de horas para o uso da internet
  • Certifique-se de que nenhuma informa??o pessoal seja divulgada pela internet
  • Deixe o computador em um local de f?cil visualiza??o, para que a tela n?o fique "escondida" dos olhares dos pais
  • Navegar na internet ? como andar em uma cidade grande. Por isso, ? interessante que voc? utilize o computador junto com seu filho, a fim de estimular o acesso a conte?dos relevantes

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo noturno de Jornalismo da UFJF