• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Resumo de obras do Vestibular em livro Procura pela obra é considerada boa pelos proprietários de bancas
    de Juiz de Fora e deve aumentar próximo ao Vestibular

    Thiago Werneck
    Colaboração
    04/10/2007

    Um livro com os resumos das obras que vão cair no vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já está no mercado. Por R$ 9,90*, o vestibulando tem a seu alcance um resumo dos onze livros que devem ser cobrados pela banca de literatura da Universidade Federal.

    São 96 páginas que resumem e contam alguns detalhes das obras selecionadas para os vestibulandos. Na banca de Giulio Caruso, chegam a ser vendidos cinco livros por dia. "Vende bem sim. Tem gente que no dia da prova vem aqui e compra o livro. Pessoas que vêm de fora procuram muito a obra", destaca

    As principais desculpas para ler apenas o que está resumido são: preguiça; falta de tempo; é muita coisa; não gosto de leitura. "Quase ninguém lê os livros, o resumo tem comentário explicando. Eu já li alguns para PISM e agora que vou fazer vestibular vou ler só o resumo mesmo", fala a estudante Priscila Manhães de Souza.

    Além do livro nas bancas, os cursinhos costumam oferecer em suas apostilas os resumos e comentários de cada obra. "Vou ler só os resumos, mas não vou comprar o livro, tem tudo na minha apostila. Todos são importantes, mas só vou ler Morte e Vida Severina porque vimos o filme e gostei da história" diz a estudante Andressa Maria de Castro Chaves que vai prestar vestibular para psicologia.

    Foto da estudante Taís Toledo Ao contrário das duas colegas, a estudante, Taís Toledo Tran (foto ao lado), já leu todos os livros e acompanha o resumo das obras durante as aulas. "O livro tem mais detalhes que não entram no resumo e por isso vou estar melhor preparada. Como gosto de ler aproveito ter mais informações na hora da prova", destaca.

    São para esses detalhes que podem ser deixados de lado em um resumo que a professora de literatura, Tatiana Franca Rodrigues alerta. "O candidato que fica restrito ao que foi resumido da obra perde detalhes importantes do que foi escrito e não tem a segurança necessária para escrever uma resposta correta", avalia.

    Para a professora, o aluno deve saber usar o resumo a seu favor. "A obra resumida é uma forma de estudo apenas para ajudar memorização, reforçar o que já foi estudado", explica Tatiana.

    Já a professora de literatura, Maria Laura Müller da Fonseca (foto abaixo) acredita que para a primeira etapa do vestibular da UFJF, basta a leitura do resumo. "Tenho alunos que leram apenas o conteúdo resumido e fecharam a primeira etapa de literatura. Infelizmente para as questões fechadas tem bastado ler o resumo para o vestibular da UFJF", lamenta.

    Foto de pessoas em uma banca de revistas Maria Laura acredita que os alunos optam pelo resumo porque não têm tempo para ler tudo. Ela critica o número de livros cobrados na instituição. " São raros os alunos que lêem todos, e tem diminuído cada vez mais nos últimos cinco anos. Tem livros bons que são especializados em resumos das obras. Faltam na UFJF perguntas que valorizem o enredo e os elementos de narrativa", comenta.

    Um perigo é o resumo retirado de internet. Os autores desses textos, que sintetizam os livros, são desconhecidos e por isso o conteúdo pode conter interpretações equivocadas e não apresentar pontos essenciais para compreensão da obra. "Resumo de internet de forma alguma é recomendado. Caso não possa ler o livro, o ideal é procurar a ajuda de algum professor de literatura para indicar outra saída", observa a professora Tatiana.

    As obras do Vestibular UFJF
    • Helena, Machado de Assis
    • Lira dos vinte anos (foto acima), Álvares de Azevedo
    • Antologia de Crônicas, Org. Herberto Sales
    • O menino do engenho, José Lins do Rego
    • Antologia de Contos Brasileiros, Org. Herberto Sales
    • Sentimento do Mundo, Carlos Drummond de Andrade
    • Civilização e Singularidades de uma rapariga loira (contos), Eça de Queirós
    • Incidente em Antares (foto acima), Érico Veríssimo
    • Literatura de dois gumes (ensaio) , Antônio Cândido
    • O conto da Ilha Desconhecida, José Saramago
    • Morte e Vida Severina (foto acima), João Cabral de Melo Neto

    *Valor fornecido em 04 de outubro de 2007

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.