Geometria, mec?nica e c?lculo para as provas de exatas Veja as orienta?es dos professores de matem?tica, qu?mica e f?sica para os candidatos aos cursos de exatas

Priscila Magalh?es
Rep?rter
25/06/2008

Matem?tica, f?sica e qu?mica s?o consideradas, por muitos estudantes, as vil?s do vestibular. N?o ? ? toa que os alunos se arrepiam s? de pensar em estudar estas disciplinas. Por?m, para quem vai prestar vestibular na ?rea de exatas n?o h? como fugir.

O conte?do ? extenso e para n?o se perder no meio de tantos n?meros e f?rmulas, professores de pr?-vestibular d?o algumas dicas para os candidatos aos cursos de exatas.

F?sica

Apesar de n?o ter como prever o futuro, o professor Dadalti (foto abaixo), de f?sica, diz que quem est? cursando pr?-vestibular deve se atentar ao estudo da mec?nica, a mat?ria b?sica de toda a f?sica. Dominando este conte?do, o aluno pode passar aos outros assuntos.

Al?m da mec?nica, outra preocupa??o deve ser com a parte de eletricidade, muito cobrada no vestibular. Por?m, Dadalti diz que o aluno deve come?ar pela parte conceitual, estudando muito a teoria. "Saber bem os conceitos, vai facilitar na elabora??o de exerc?cios".

Apesar de citar estas partes da f?sica, o professor diz que a disciplina tem sido cobrada em todo o seu conte?do, dentro do n?mero de quest?es. "Tem ca?do tudo", enfatiza. Sobre as maiores dificuldades dos alunos na disciplina ele diz que ? melhor dizer quais s?o as maiores facilidades. "Eles acham a parte de ondas e ac?stica e de t?rmica mais f?ceis. No resto, a dificuldade ? grande".

Foto de Dadalti Para ele, as provas das principais universidades do pa?s t?m um n?vel bom de dificuldade, o que torna a disciplina dif?cil ? a leitura e a matem?tica, fundamentais para a f?sica. "O brasileiro perdeu o h?bito de leitura. A interpreta??o do problema ? importante para o candidato enxergar al?m das palavras".

O Instituto Tecnol?gico de Aeron?utica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME) s?o as institui?es onde a prova de f?sica ? mais dif?cil. Depois, vem a Unicamp, onde o candidato precisa ter mais conhecimento do conte?do. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) tem a prova considerada tranq?ila pelo professor.

Quem prestar vestibular na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai encontrar uma prova bem elaborada, com a cobertura b?sica de toda a mat?ria, sem aprofundar. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o aluno tamb?m vai fazer uma prova com conte?do b?sico, por?m, que exige conhecimento. "Geralmente tem uma quest?o de conhecimento mais aprofundado e outras de n?vel m?dio a alto".

Qu?mica

Foto de Keila A professora de qu?mica Keila Ferreira (foto) aconselha que os candidatos aos cursos na ?rea de exatas estejam afiados em c?lculo estequiom?trico, rea?es e solu?es. "Isso sempre cai". A maior dificuldade dos alunos ? com a ?rea de f?sico-qu?mica e com as rea?es org?nicas.

Sobre a ?ltima, ela diz que ? uma mat?ria vista somente no terceiro ano e vem com muita informa??o. J? para a f?sico-qu?mica, ela diz que a dificuldade tamb?m est? na matem?tica. "? uma mat?ria com muita matem?tica, por isso exige racioc?nio. N?o adianta decorar".

A dica da professora ? estudar muito, tendo como base as provas anteriores de cada universidade. "S? assim ? poss?vel entender o perfil de cada banca". O curso de Engenharia de Produ??o ? o mais procurado na ?rea de ci?ncias exatas. "? um mercado em ascens?o", explica. "No geral, levando em conta todas as ?reas, o curso s? perde para a Medicina".

Matem?tica

O professor de matem?tica Guilherme Calderano diz que percebe uma diferen?a muito grande no teor das provas, no n?vel de dificuldade e no estilo de cobran?a das quest?es. H? alguns anos, a quest?o trazia um problema, com uma hist?ria, exemplificando a situa??o. Atualmente, a prova est? mais coesa, e a banca est? "avaliando a matem?tica pela pr?pria matem?tica. Encontramos poucos problemas contextualizados", diz. Por isso, a dica de Guilherme ? que o aluno estude bastante os conceitos e saiba aplic?-los.

Foto de Guilherme Ele diz que quest?es de geometria t?m ca?do muito nas provas e aconselha que os candidatos saibam bem esta mat?ria e tamb?m trigonometria. "Estas s?o duas dificuldades, pois exigem racioc?nio abstrato. Nem todos os problemas oferecem dados expl?citos". Ent?o, deve-se analisar as figuras e os problemas sem pressa.

"Analisar ? bom para que os alunos percebam as diferentes sa?das, os m?todos mais eficazes, curtos e seguros que podem ser usados". Por ser uma disciplina que surpreende, ? importante que os alunos tenham conhecimento pr?vio. "N?o h? como fazer uma prova toda por elimina??o ou por tentativa ? necess?rio estudar".

O professor cita os exerc?cios como fundamentais para o aprendizado. "? importante ter a pr?tica de treinamento, assim ele tem a chance de j? ter resolvido uma quest?o parecida. A chance de acerto ? maior". Dessa forma, ele aconselha que os candidatos ousem na hora de praticar, resolvendo os mais dif?ceis.

A UFJF ? uma das universidades que tem sido mais coerentes com o programa, avaliando o aluno de forma mais pura, com o conhecimento da matem?tica, segundo Calderano. J? a Unicamp e a USP ainda apresentam problemas contextualizados, o que "deixa o aluno mais a vontade para ter solu?es mais particulares", completa.