Nota da prova de reda??o ? um diferencial no vestibular O segredo ? se manter informado, pois faculdades cobram atualidades, como meio ambiente, viol?ncia urbana, doa??o de ?rg?os e novas tecnologias

Priscila Magalh?es
Rep?rter
31/07/2008

A professora de portugu?s e reda??o Aline Gomes se considera r?gida com seus alunos e ? vista dessa maneira por eles. Isso porque ela incentiva a leitura, exige que eles fa?am reda?es, corrige os textos e pede que refa?am tudo em caso de erros.

Ela n?o se chateia quando os alunos a chamam de "carrasca". "Cobro a leitura e a escrita. J? percebi que essa cobran?a gerou uma incid?ncia muito maior de aprova??o. As notas surpreenderam at? os pr?prios alunos", diz a professora.

Para incentivar a leitura e "castigar" os que n?o levam as atividades a s?rio, Aline manda para a biblioteca quem n?o faz o dever de casa, que, geralmente ? a leitura de um texto e uma reda??o sobre ele. "Coloco de castigo na biblioteca e l? eles ficam lendo revistas com temas atuais", explica.

O motivo de cobrar tanta leitura est? na import?ncia de os candidatos ao vestibular ou ao concurso p?blico precisarem ter conhecimento sobre o que est? em evid?ncia na m?dia, pois a maioria das reda?es pede temas da atualidade. Os mais cobrados, nos ?ltimos anos, tem sido os relacionados ao meio ambiente, Amaz?nia, viol?ncia urbana, doa??o de ?rg?os e novas tecnologias.

O que a banca examinadora mais analisa na hora da corre??o, segundo a professora, a fuga ao tema. Depois, vem a coer?ncia e coes?o. "Elas promovem a inter-rela??o sem?ntica entre os elementos do discurso. ? o que chamamos de conectividade textual", explica. Depois, a avalia??o gira em torno da gram?tica e do entendimento sobre o assunto proposto, o que ? avaliado a partir dos argumentos expostos.

Dicas

Al?m de praticar a reda??o e a leitura e se manterem bem informados, os alunos tamb?m precisam estar atentos a outros detalhes. A professora Aline, nas salas de aula h? quase 18 anos, d? algumas dicas.

Foto de caderno Alunos costumam criar palavras, na tentativa de modernizar a l?ngua portuguesa e deixar o texto mais bonito. O conselho ? n?o fazer. Outro costume muito comum, segundo Aline, ? tomar cuidado com a linguagem usada na internet e no celular. "Abrevia?es n?o s?o aceitas na prova". Assim como essas palavras, as g?rias n?o s?o termos que podem ser usados no teste de reda??o. "Eles empobrecem o texto", diz.

O mesmo ocorre com o uso de frases feitas e clich?s. "Nesses casos, mostra que o aluno n?o tem a capacidade de criar uma frase, naquele momento, de acordo com o tema proposto". O texto de uma reda??o deve ser claro, simples e objetivo. "Para mim, ser prolixo ? encher ling?i?a", diz. A l?m disso, a prolixidade faz o aluno se perder na id?ia central do texto. Palavras antigas, chamadas arca?smos, e as novas, chamadas neologismos, tamb?m devem ser evitadas. No segundo caso, ela explica que nem todo mundo sabe o que j? foi incorporado ? l?ngua.

Outra dica ? n?o usar palavras quando n?o se conhece seu significado. "Uma vez, um aluno escreveu que uma pessoa vivia na lux?ria, no sentido de a pessoa viver no luxo. Depois ? que aprendeu o verdadeiro significado da palavra", conta. Outra coisa a evitar ? o uso de figuras hist?ricas, o que pode levar o estudante a se confundir no tempo. "Tem gente que mistura figuras de ?pocas diferentes em um mesmo texto".

O rascunho n?o existe ? toa. Us?-lo pode garantir um melhor rendimento na prova. Ele evita que o aluno fuja ao tema proposto, j? que ele vai organizar suas id?ias, tendo certeza de que entendeu o tema proposto. Ele tamb?m faz com que o candidato evite rasurar e borrar a folha apropriada para entregar a prova.

Foto de caderno Com rela??o aos erros, os procedimentos de corre??o variam de uma faculdade para outra. "Algumas permitem colocar a palavra certa ou a errada entre par?nteses e o candidato n?o perde ponto". A melhor maneira de se sair bem ? chamar o fiscal de prova e tirar as d?vidas sobre os procedimentos de corre??o com ele, al?m de usar o rascunho e ter aten??o na hora de passar a limpo.

Para ter um bom texto, deve-se evitar repeti?es. Por isso, a melhor sa?da ? usar os sin?nimos e pronomes, o que se consegue com muita leitura. Os par?grafos devem ter mais ou menos o mesmo tamanho e os per?odos n?o devem ser muito longos. Nesse caso, o aluno pode se perder em meio ?s id?ias e errar a pontua??o. Entretanto, se os per?odos forem muito pequenos, o leitor pode entender que o candidato n?o tem conhecimento sobre o tema proposto. Ainda sobre os par?grafos, eles n?o devem ter id?ias interrompidas.

? importante tomar cuidado com a pontua??o, acentua??o e gram?tica, por?m a preocupa??o n?o deve ser excessiva. "H? alunos que acertam a gram?tica toda, mas escrevem um texto pobre, sem argumento". O tipo de letra usada tamb?m deve ser observada. A professora diz que n?o ? aconselh?vel escrever com letra de forma. "Os alunos n?o sabem diferenciar as mai?sculas das min?sculas e isso ? essencial".

Tipos de texto

Foto de Aline O tipo de texto mais cobrados no vestibular ? a disserta??o, quando h? a necessidade de defender uma id?ia. Segundo Aline (foto ao lado), ela se divide em dois tipos: a objetiva e a subjetiva. Na primeira, n?o se faz cita??o em primeira pessoa. O aluno s? argumenta, informando sobre um assunto. Na segunda, apesar de o texto ser mais pessoal, tamb?m n?o se usa a primeira pessoa, como os pronomes 'eu' e 'n?s'. "Os pronomes que fazem men??o ao autor do texto, como 'mim' podem aparecer", explica.

Em concursos p?blicos, um dos textos mais cobrados ? a narra??o, quando o escritor descreve um lugar, situa??o ou pessoa. Um ponto importante ? descrever n?o somente as caracter?sticas f?sicas, mas as psicol?gicas de um personagem. "A narra??o pede descri??o aprofundada. Tudo tem que estar bem exposto". Cuidado tamb?m deve-se ter com o texto em prosa. "Prosa n?o significa usar clich?s e a linguagem do cotidiano, com g?rias, como pensam os alunos. No texto escrito n?o se deve usar as palavras usadas na oralidade", alerta. A linguagem tamb?m n?o deve ser rebuscada, mas simples.

Para o texto narrativo, Aline diz que o mais aconselh?vel ? usar sempre o discurso indireto, pois o direto pede uma pontua??o mais complexa, como dois pontos, par?grafo e travess?o. "Os alunos se confundem muito com esses sinais. Eles n?o se d?o bem com o di?logo"