Nícea Nogueira Nícea Nogueira 4/08/2016

Trabalhos acadêmicos sem dificuldade: Revisão do Texto Científico

Como pesquisador, é sua obrigação apresentar um texto científico com português correto. Por mais que você mesmo leia e corrija, sempre passará alguma coisa. Vale a pena contratar um revisor. Esse é um serviço que nem sempre é barato, mas vale a pena o investimento. Um texto bem redigido é praticamente a garantia de sua nota final ser bem maior, já que erros de redação enfurecem qualquer leitor.

Pontuação e estrutura de parágrafo costumam ser os problemas mais frequentes. Evite parágrafos muito curtos, aqueles de uma frase apenas, e também parágrafos muito longos. Opte pelo meio termo. A sugestão é que você tenha uma média de três parágrafos por página. Pode ser um pouco a mais ou um pouco a menos, mas nada exagerado.

A revisão deve abranger tanto a língua portuguesa como as normas técnicas. Todo curso, hoje em dia, tem suas próprias normas de apresentação de texto científico. Para complementar essas normas, procure pela NBR 14724, Trabalhos Acadêmicos – Apresentação, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Na próxima Coluna, daremos dicas sobre como publicar o seu trabalho científico. See ya!


Nícea Helena Nogueira é revisora de textos acadêmicos. Doutora em Letras pela UNESP-São José do Rio Preto, SP. Professora de Inglês e Literaturas de Língua Inglesa da Faculdade de Letras da UFJF. Coordenadora Geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF) da UFJF. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi Professora Titular e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras, do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) e Diretora do Centro de Pesquisa na mesma Instituição. Lecionou, também, na Faculdade Suprema, na Unipac e na Faculdade de Direito do Instituto Vianna Júnior. Autora do livro Laurence Sterne e

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com