Professor de Educa??o F?sica Com a conscientiza??o das pessoas em rela??o ? import?ncia da pr?tica de exerc?cios, o mercado de fitness cresceu muito nos ?ltimos anos

Marinella Souza
*Colabora??o
15/01/2008
Em arquivo:
Em arquivo:

Realizado em quatro anos, aliando pr?tica e teoria desde os primeiros per?odos, o curso de educa??o f?sica ? procurado pelos jovens que querem aliar forma??o profissional com boa forma f?sica e contato com as pessoas.

Segundo o estudante Marcelo Dias Vale esse ? o diferencial do curso. "Desde o primeiro per?odo voc? tem que fazer est?gio. A faculdade te d? um quadro de hor?rios que determina o tempo que tem que dedicar a cada ?rea ao longo do curso. Esse quadro ? dividido em escola, academia e faculdade", explica.

Marcelo est? no terceiro per?odo e conta que ao longo do curso o estudante tem conhecimentos b?sicos de todos os esportes e depois de formado opta por um deles. "Voc? tem que passar por todos, mesmo os que n?o gosta, tem que conhecer todas as regras, saber jogar. Depois escolhe um para se aprofundar".

Foto de Marcelo Dias Vale Para Marcelo, o fato de ter aulas pr?ticas desde o in?cio, torna o ensino muito mais apraz?vel. "Ao inv?s de voc? ficar o dia todo trancado numa sala de aula, tem a possibilidade de sair, o dia fica mais bacana dessa forma".

O rapaz acredita que ser professor de educa??o f?sica ? muito prazeroso, por ter a oportunidade de ajudar as pessoas a alcan?arem seus objetivos, al?m de fazer amigos. "? uma profiss?o que tem um lado humanista muito forte, porque a gente lida com pessoas diferentes o tempo todo, com as mais variadas queixas e podemos ajud?-las a melhorar" .

Foto de Talita de C?ssia Oliveira E ? justamente esse lado humanista que fez a jovem Talita de C?ssia Oliveira optar pelo curso e ser apaixonada pela profiss?o. "Lidar com as pessoas e ver o retorno delas ? muito bom. Ver que a sala est? cheia e que as pessoas est?o fazendo tudo direitinho ? muito gostoso. Eu fico maravilhada!", derrete-se.

Mercado em ascens?o

Talita acredita que o mercado ? muito receptivo para profissionais da ?rea, porque, cada vez mais, as pessoas est?o entendendo a import?ncia da pr?tica de exerc?cios. "Tem muita academia abrindo e dando espa?o para quem est? come?ando. ? muito importante que o estudante fa?a est?gio desde o in?cio da faculdade, isso facilita na hora de arrumar um emprego", orienta.

Rec?m-formada, e j? empregada, Talita teme que o excesso de profissionais no mercado desvalorize a profiss?o. "Muitos profissionais acabam 'se prostituindo', cobrando barato demais e isso acaba desvalorizando nosso trabalho", lamenta.

Marcelo n?o teme a concorr?ncia. "Muita gente reclama do mercado, mas se voc? for bom no que faz, sempre ter? espa?o e boas oportunidades surgir?o naturalmente" , desafia. Apesar disso, confessa: "a tabela salarial poderia ser melhor"

Foto de Jusc?lia dos Prazeres Ragone A professora de educa??o f?sica Jusc?lia dos Prazeres Ragone acredita que esse excesso de contingente ? uma forma de ampliar o leque de op?es profissionais.

"Quando eu me formei, a ?nica ?rea promissora era escola. Hoje, as alternativas s?o muitas, o mercado de fitness cresceu muito desde a d?cada de 90, hoje, aonde voc? vai tem uma academia. Isso aumenta as chances de o profissional se inserir no mercado de trabalho"

Jusc?lia acredita que o mercado tende a crescer cada vez mais porque as pessoas est?o se conscientizando que a pr?tica de exerc?cio f?sico ? uma excelente medida para garantir boa sa?de.

"Todo mundo sabe que n?o d? mais para ser sedent?rio, malhar ? uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida do indiv?duo. A est?tica tamb?m conta, claro, todo mundo que ficar bonito, mas acho que o que mais pesa na decis?o de come?ar a malhar ? a quest?o da sa?de".

Foto da sala de muscula??o da academia Flashdance Foto da sala de muscula??o da academia Flashdance Foto da sala de muscula??o da academia Flashdance

Para Marcelo, o ponto alto da profiss?o ? ser uma atividade prazerosa. "O ambiente de academia ? muito agrad?vel, as pessoas quando procuram uma academia s? tem objetivos bons. O clima ? agrad?vel, voc? conhece pessoas novas, se diverte trabalhando. Isso ? o diferencial".

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF