• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Professor de Educação Física Com a conscientização das pessoas em relação à importância da prática de exercícios, o mercado de fitness cresceu muito nos últimos anos

    Marinella Souza
    *Colaboração
    15/01/2008
    Em arquivo:
    Em arquivo:

    Realizado em quatro anos, aliando prática e teoria desde os primeiros períodos, o curso de educação física é procurado pelos jovens que querem aliar formação profissional com boa forma física e contato com as pessoas.

    Segundo o estudante Marcelo Dias Vale esse é o diferencial do curso. "Desde o primeiro período você tem que fazer estágio. A faculdade te dá um quadro de horários que determina o tempo que tem que dedicar a cada área ao longo do curso. Esse quadro é dividido em escola, academia e faculdade", explica.

    Marcelo está no terceiro período e conta que ao longo do curso o estudante tem conhecimentos básicos de todos os esportes e depois de formado opta por um deles. "Você tem que passar por todos, mesmo os que não gosta, tem que conhecer todas as regras, saber jogar. Depois escolhe um para se aprofundar".

    Foto de Marcelo Dias Vale Para Marcelo, o fato de ter aulas práticas desde o início, torna o ensino muito mais aprazível. "Ao invés de você ficar o dia todo trancado numa sala de aula, tem a possibilidade de sair, o dia fica mais bacana dessa forma".

    O rapaz acredita que ser professor de educação física é muito prazeroso, por ter a oportunidade de ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos, além de fazer amigos. "É uma profissão que tem um lado humanista muito forte, porque a gente lida com pessoas diferentes o tempo todo, com as mais variadas queixas e podemos ajudá-las a melhorar" .

    Foto de Talita de Cássia Oliveira E é justamente esse lado humanista que fez a jovem Talita de Cássia Oliveira optar pelo curso e ser apaixonada pela profissão. "Lidar com as pessoas e ver o retorno delas é muito bom. Ver que a sala está cheia e que as pessoas estão fazendo tudo direitinho é muito gostoso. Eu fico maravilhada!", derrete-se.

    Mercado em ascensão

    Talita acredita que o mercado é muito receptivo para profissionais da área, porque, cada vez mais, as pessoas estão entendendo a importância da prática de exercícios. "Tem muita academia abrindo e dando espaço para quem está começando. É muito importante que o estudante faça estágio desde o início da faculdade, isso facilita na hora de arrumar um emprego", orienta.

    Recém-formada, e já empregada, Talita teme que o excesso de profissionais no mercado desvalorize a profissão. "Muitos profissionais acabam 'se prostituindo', cobrando barato demais e isso acaba desvalorizando nosso trabalho", lamenta.

    Marcelo não teme a concorrência. "Muita gente reclama do mercado, mas se você for bom no que faz, sempre terá espaço e boas oportunidades surgirão naturalmente" , desafia. Apesar disso, confessa: "a tabela salarial poderia ser melhor"

    Foto de Juscélia dos Prazeres Ragone A professora de educação física Juscélia dos Prazeres Ragone acredita que esse excesso de contingente é uma forma de ampliar o leque de opções profissionais.

    "Quando eu me formei, a única área promissora era escola. Hoje, as alternativas são muitas, o mercado de fitness cresceu muito desde a década de 90, hoje, aonde você vai tem uma academia. Isso aumenta as chances de o profissional se inserir no mercado de trabalho"

    Juscélia acredita que o mercado tende a crescer cada vez mais porque as pessoas estão se conscientizando que a prática de exercício físico é uma excelente medida para garantir boa saúde.

    "Todo mundo sabe que não dá mais para ser sedentário, malhar é uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida do indivíduo. A estética também conta, claro, todo mundo que ficar bonito, mas acho que o que mais pesa na decisão de começar a malhar é a questão da saúde".

    Foto da sala de musculação da academia Flashdance Foto da sala de musculação da academia Flashdance Foto da sala de musculação da academia Flashdance

    Para Marcelo, o ponto alto da profissão é ser uma atividade prazerosa. "O ambiente de academia é muito agradável, as pessoas quando procuram uma academia só tem objetivos bons. O clima é agradável, você conhece pessoas novas, se diverte trabalhando. Isso é o diferencial".

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.