De 20% a 30% dos mesários de Juiz de Fora devem ser voluntários

Por

De 20% a 30% dos mes?rios de Juiz de Fora devem ser volunt?rios

De 20% a 30% dos mesários de JF devem ser voluntários

Nas eleições de 2010 foram convocados 4.416 mesários juiz-foranos para
trabalhar nas 1.404 seções eleitorais

Nathália Carvalho
*Colaboração
24/4/2012

De 20% a 30% dos mesários que trabalharão nas eleições de Juiz de Fora devem ser voluntários. Essas são as porcentagens estimadas pelo Cartório do Tribunal Regional Eleitoral de Juiz de Fora. "O percentual de voluntários nas mesas varia entre 20% e 30% por zona eleitoral, dependendo das eleições", afirma o chefe do cartório Gilter André da Silva.

Nas eleições de 2010 foram convocados 4.416 mesários juiz-foranos para trabalhar nas 1.404 seções eleitorais. A cada pleito, a Justiça Eleitoral convoca grande número de pessoas para participarem como mesários e outros são incentivados a serem voluntários neste trabalho. De acordo com dados da agência de notícias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições nacionais de 2010, cerca de 2,1 milhões de brasileiros atuaram como mesários, sendo mais de 400 mil voluntários.

Para este ano, as inscrições para mesários voluntários já estão abertas, mas é importante ficar atento a algumas informações a respeito do trabalho. Cada seção eleitoral é composta de um presidente, um primeiro e um segundo mesário, dois secretários e um suplente, que serão nomeados até o dia 8 de agosto. Entre outras funções, os mesários são os responsáveis por manter a transparência no processo eleitoral, auxiliando nas possíveis dúvidas dos eleitores e autenticando as cédulas oficiais utilizadas pelo TSE. Além disso, a função exige fiscalizar a distribuição de senhas e remeter à Junta Eleitoral os documentos utilizados na recepção dos votos.

Responsabilidade e vantagens

Trabalhar como mesário nas eleições garante alguns benefícios concedidos pela Justiça Eleitoral. Apesar de não ser renumerado, quem atuar nesta função terá direito a duas folgas no serviço (público ou privado), por cada dia trabalhado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais orienta aos mesários que devem ficar atentos aos seus benefícios de folga e procurar realizar a negociação em caso de não entendimento sobre os direitos. Além disso, existe a possibilidade de preferência no desempate de alguns concursos públicos, desde que esteja previsto no edital.

É importante lembrar que o compromisso com o trabalho é fundamental. De acordo com o TRE, o mesário convocado que não puder comparecer no dia das eleições pode apresentar pedido de dispensa ao juiz eleitoral, que avaliará a situação. Caso contrário, constitui-se crime de desobediência e fica sujeito a processo e a multa.

Não pode ser mesário

Algumas pessoas não estão autorizadas a serem mesários nas eleições, como os próprios candidatos, seus cônjuges ou seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau. Eleitores menores de 18 anos, pertencentes ao serviço eleitoral, membros de diretórios de partidos políticos, autoridades e agentes policiais e cargos de confiança do Executivo também estão impedidos de exercer a função.

Inscrições

"Recebemos inscrições para mesários durante todo o ano e para 2012 pretendemos aproveitar vários que já estão inscritos. Para quem deseja trabalhar este ano ainda, é importante fazer o cadastro o quanto antes, pois em julho ou agosto já começamos com as instruções", comenta Gilter. As inscrições podem ser realizadas no TRE, na rua Osório de Almeida 425, Poço Rico. É possível matricular-se pelo site do Tribunal Regional Eleitoral ou também pelo disque-eleitor, por meio do número (31) 3291-0004, no horário de 7h às 19h.

Caso a convocação do candidato seja aceita, a Justiça Eleitoral envia uma carta informando os locais, dias e horários necessários para apresentar-se em reuniões de instruções de mesários e nos dias das eleições, com pelo menos 60 dias de antecedência. As eleições acontecem no dia 7 de outubro e, em caso de segundo turno, no dia 28 de outubro.

*Nathália Carvalho é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Mariana Benicá