Juiz de Fora - MG

Um desrespeito às leis por quem deveria ser exemplo Na madrugada da eleição, candidatos foram flagrados desrespeitando as leis

As informações abaixo foram enviadas pela internauta Luana Gouvêa, através do link, SUA NOTÍCIA.
06/10/2008

Será que todos nós que saímos às ruas de Juiz de Fora, no último dia 05 de outubro, para elegermos vereadores e prefeitos, conhecemos realmente suas funções? Pois bem, vereadores, de maneira geral, são os representantes do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento.

O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.

Já o prefeito é o administrador do município ele desenvolve certas funções, chefia o poder executivo em simetria aos chefes dos executivos da União e do estado. Ele, como representante do executivo, tem por dever auxiliar os habitantes da cidade na sua sobrevivência. São obrigações dele, sancionar e revogar leis, vetar projetos inconstitucionais ou que não sejam de interesse público, nomear ou demitir servidores, acompanhar a execução dos programas e fiscalização da aplicação dos recursos. Mas sua principal função é zelar pelo bem estar dos cidadãos de seu município.

Mas será que, em tempo de eleição, vimos por parte dos candidatos posturas de criadores de leis e zeladores do nosso bem estar?

Na noite do dia 04 de outubro, véspera da eleição, foi proibida a propaganda eleitoral, a partir das 22h. Mas não foi respeito a leis que vimos. Por volta das 23h22, podemos ver pessoas panfletando para vereadores e piruas passando pelas ruas e jogando os seus santinhos. Fora as caracterizadas bocas de urna, foram vistas ruas imundas por papéis, papéis esses que pelo vento e pancadas de chuva foram levados para bocas de urnas nos levando a questionar qual a preocupação que esses candidatos vão ter com os cidadãos quando eleitos, se agem assim?

Ou, quem sabe, que leis e para que os vereadores criarão leis, se eles mesmos a descumprem, no período supostamente o mais importante para eles?

Vale a pena lembrar que segundo Código de Postura do município de Juiz de Fora, há restrições na panfletagem no quadrilátero da Rua Benjamin Constant e a Avenida Independência, questão que foi discutida por várias vezes junto a CDL. É importante observarmos que, numa maioria, entre os papéis estavam fotos de candidatos que já compõem a câmara dos vereadores e pessoas que, provavelmente, aprovaram a compra das varredeiras para o nosso município, um investimento de R$ 420 mil. Se investiram, acreditavam na importância de uma cidade limpa, pois até podemos ver candidatos no debate de quinta-feira, dia 02 de outubro, realizado pela TV Panorama, discutindo proposta em torno da limpeza urbana e saneamento.

Além de toda a consciência na hora de eleger seus candidatos quanto as suas propostas e histórico político é importante também observarmos suas ações como candidatos a postos públicos importantes como estes.

Se você também quiser participar, enviando uma notícia que registrou, cadastre-se no link SUA NOTÍCIA e anexe as suas informações. Leie atentamente o regulamento

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...