Paix?o ao vivo e em preto e branco Torcida do alvinegro comemora boa fase do Tupi, l?der do Campeonato
Mineiro, e empurra Galo no est?dio ou pela telinha

Renato Salles
Rep?rter*
13/02/2008

Noite de s?bado. Momento para reunir os amigos para uma cervejinha e assistir ao jogo do Tupi pela televis?o. Galo na TV? A cena pode parecer inusitada, mas ? o que vai acontecer no pr?ximo s?bado, dia 16 de fevereiro, quando o carij? viaja ao Vale do A?o para enfrentar o Ipatinga. O torcedor juizforano tem raz?o de sobra para festejar. O time de Santa Terezinha lidera o Campeonato Mineiro com nove pontos, tr?s vit?rias em tr?s jogos, e mant?m 100% de aproveitamento na competi??o.

A torcida, que tradicionalmente comparece em bom n?mero nas partidas realizadas no Est?dio Municipal, agora tamb?m pode acompanhar os embates do clube de Juiz de Fora pela televis?o, atrav?s de um canal por assinatura no sistema pay-per-view.

A tabela foi favor?vel ao Galo Carij?, das cinco partidas que a equipe far? longe de casa, quatro delas ser?o televisionadas - a exce??o ser? o jogo contra o Rio Branco, em Andradas (veja as datas dos jogos na tabela abaixo) - fazendo com que os aficionados possam enviar todo seu apoio mesmo estando quil?metros de dist?ncia dos jogadores. Uma emo??o nova para os adeptos do clube.

O presidente da Torcida Organizada Tribo Carij?, Thales Machado, (confira a comunidade no Orkut), diz que na primeira partida do Tupi fora de casa - vit?ria de 1 a 0 diante do Democrata em Governador Valadares - mais de quarenta torcedores da organizada, junto com outros simpatizantes da equipe de Santa Terezinha, estiveram reunidos em um tradicional bar da cidade e acompanharam pela telinha mais uma vit?ria do Galo.

Quando questionado sobre a exist?ncia de algum ponto de encontro para as pr?ximas partidas, Thales ressalta que ainda n?o h? previs?o, pela dificuldade em competir com a transmiss?o das partidas do futebol carioca, times de grandes torcidas na cidade. "Ainda n?o existe um lugar definido. ? dif?cil disputar espa?o com os grandes cariocas, ainda mais se for dia de cl?ssico. De qualquer forma, a certeza ? de que estaremos acompanhando o Galo na TV ou no est?dio", afirma.

Para o gerente de futebol do Tupi, Adil Pimenta, essa nova realidade do esporte mineiro ? um alento para os adeptos das equipes do interior do estado. "? legal o torcedor carij? poder assistir ?s partidas pela TV, da mesma maneira que as torcidas de Flamengo, Vasco, Botafogo, Corinthians e outras grandes equipes fazem. ? uma experi?ncia nova", ressalta. O gerente tamb?m espera que essa mobiliza??o da cidade fora dos campos reflita em um bom trabalho da equipe.

Torcida de Pijama?

foto do Maykon Roberto Para Thales Machado, a possibilidade de assistir aos jogos fora de casa pela televis?o n?o ? sin?nimo de acomoda??o por parte dos torcedores. Segundo ele, ? importante acompanhar de perto a equipe sempre que puder. "A prioridade ? a excurs?o, levar a torcida ao est?dio. Mesmo com a dist?ncia, n?s fazemos o poss?vel para apoiar o Tupi da arquibancada", relata. Por?m, mesmo em caso de viagem, Thales afirma que a transmiss?o pela TV veio em boa hora. "Nem todos podem viajar, assim, os membros que permanecerem em Juiz de Fora estar?o torcendo pela televis?o, sempre reunidos", finaliza.

J? o membro e um dos fundadores da Torcida Organizada Tupirados, Maykon Roberto (foto ao lado), (veja a comunidade no Orkut), uma das mais tradicionais da cidade, a torcida encara com anima??o a transmiss?o televisiva e est? procurando um espa?o para assistir aos jogos. De acordo com seu relato, a dificuldade ? definir um ponto de encontro em Santa Terezinha, tradicional reduto carij? e bairro onde est? radicada a torcida. "O objetivo ? que at? o jogo contra o Ipatinga j? exista um ponto fixo para o encontro dos integrantes da organizada", resume.

Galo forte pela lideran?a

Seguindo a anima??o da torcida, o time do Tupi treina forte para permanecer na ponta da tabela. Ap?s a terceira vit?ria consecutiva conquistada no ?ltimo domingo em Juiz de Fora - 2 a 0 diante do Uberaba, o t?cnico Moacir J?nior ainda n?o definiu a equipe que enfrenta o Ipatinga neste s?bado no Vale do A?o.

O treinador, que n?o conseguiu repetir a mesma escala??o no Campeonato Mineiro, conta com a volta do volante Lucas que estava afastado do grupo por problemas particulares nas duas ?ltimas partidas. O retorno do atleta s? aumenta o mist?rio com rela??o ao time que enfrenta o Tigre e Moacir d? sinais de que o segredo s? ser? revelado momentos antes do duelo no Ipating?o.

Jogos do Tupi no Campeonato Mineiro

28/01 19h30 Democrata/GV 0x1 Tupi Governador Valadares
01/02 19h30 Tupi 3x2 Guarani Juiz de Fora
10/02 16h Tupi 2x0 Uberaba Juiz de Fora
16/02 20h30 Ipatinga x Tupi Ipatinga
24/02 16h Tupi x Ituiutaba Juiz de Fora
02/03 16h Rio Branco x Tupi Andradas
09/03 16h Tupi x Social Juiz de Fora
16/03 16h Tupi x Democrata/SL Juiz de Fora
23/03 16h Atl?tico x Tupi Belo Horizonte
26/03 21h45 Villa Nova x Tupi Nova Lima
06/04 16h Tupi x Cruzeiro Juiz de Fora

* Renato Salles realizou a mat?ria como colabora??o ao participar do processo seletivo do Portal ACESSA.com