Quarta-feira, 22 de setembro de 2010, atualizada às 15h40

TSE prorroga prazo para reimpressão do título de eleitor

Isabela Lobo
Colaboração*

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prorrogou o prazo para reimpressão do título de eleitor. O período final, que seria na próxima quinta-feira, 23 de setembro, foi estendido até o dia 30. O objetivo é atender à demanda de eleitores, sem prejudicar o andamento das demais atividades dos cartórios.

Segundo a técnica judiciária, Vilma Sinnott, a procura pela reimpressão do título é grande na cidade. "As filas estão extensas, atendemos mais de mil pessoas diariamente aqui no cartório. Mas é sinal de que os eleitores preocupam-se com a votação", comenta.

Nesta quinta, 23, o cartório eleitoral funcionará em horário especial, das 10h às 19h, para atender a demanda de eleitores que buscam a segunda via do título. Já nos demais dias úteis da semana, o cartório funciona das 12h às 18h, exceto às quartas, em que o expediente começa às 10h e termina às 16h. Aos sábados e domingos, os cartórios ficam abertos das 12h às 19h. O eleitor deve procurar a Justiça Eleitoral, localizado na rua Osório de Almeida, 425, no Poço Rico, levando documento com foto.

2ª Via e Reimpressão

O que poucos eleitores sabem é que o prazo foi prorrogado apenas para a reimpressão dos títulos e não para a emissão da segunda via. A diferença entre os dois documentos consiste na situação do eleitor com a Justiça Eleitoral (JE). Para requerer a segunda via do documento, é preciso estar com a situação regular na JE. Já a reimpressão do título não modifica a situação do eleitor.

*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken