Estudantes universit?rios de JF no Pan do Rio Como volunt?rios, eles esperam adquirir experi?ncia e contatos de olho num futuro profissional mais promissor

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
18/06/2007

Talvez voc? nunca ouviu falar em S?o Crist?v?o e Nevis, um pa?s de 43 mil habitantes, ou em Aruba com uma popula??o de 99 mil pessoas. Estes s?o dois dos 42 pa?ses do Continente americano que v?o participar dos XV Jogos Panamericanos 2007, entre os dias 13 e 29 de julho, no Rio de Janeiro. Um vestibular para o Brasil que sonha em sediar os Jogos Ol?mpicos de 2016 e a Copa do Mundo de 2014. Entre tantos rostos desconhecidos das mais variadas nacionalidades estar?o tamb?m muitos juizforanos, n?o como atletas, mas como volunt?rios.

Eles n?o v?o atr?s de medalhas de ouro, prata ou bronze, mas sim de experi?ncia e contatos. Para eles a tocha acesa, que invoca as gl?rias esportivas, tem um outro significado, de um futuro mais promissor na carreira que abra?aram.

Assim, universit?rios como Jo?o Luiz Freitas, 21, j? garantiram o "passaporte" para o evento. Aluno de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ele vai trabalhar no aux?lio ? imprensa no Pan.

"S? o fato de ser um evento internacional j? ? importante. ? uma bagagem para a carreira profissional e para a vida. Ser voluntariado pode abrir as portas para o mercado", diz Jo?o que viaja para o Rio de Janeiro no in?cio de julho.

Tamb?m aluno de Comunica??o, Philipe Guedes (foto), 22, vai exercer uma importante fun??o. "Vou ficar por conta das autoridades oficiais do Pan, dos comit?s nacionais e internacionais. Quando me inscrevi era para acompanhar a imprensa, mas mesmo assim ? uma grande experi?ncia. O voluntariado ? muito valorizado pelas empresas. S? de poder participar ? uma oportunidade ?nica", conta, ele que j? recebeu o "Kit Volunt?rio", que ? composto por uma bolsa, duas cal?as, tr?s camisas, um agasalho, uma pochete, uma garrafa de ?gua e um bon?.

Para outros, o simples fato de trabalharem numa outra cidade j? ? um fator empolgante, uma oportunidade de aprender a se "virar" longe de casa. "Primeiramente, a expectativa ? de ir para o Rio de Janeiro e ter que me virar por l?, al?m da experi?ncia de trabalho, saber como funciona todo o processo e colocar a "m?o na massa" ", diz o aluno do curso de Artes, Vin?cius Steinbach, 19, que ainda n?o sabe ao certo qual fun??o vai exercer no Pan.

O futuro ? logo ali

Foto da Juliana Zoet volunt?ria do Pan Com o olho no Pan, mas com o pensamento no futuro, ? assim que Juliana Zoet (foto), 22, v? a oportunidade profissional aumentar no futuro atrav?s de contatos que espera fazer com os profissionais que v?o trabalhar nos jogos.

"Vou ver como os jornalistas trabalham, vou ter contatos e isso ? muito importante, al?m de ver os jogos de perto". Com o mesmo pensamento est? Vinicius Camargo (foto abaixo), aluno do curso de Turismo. "Vou trabalhar na minha ?rea, com um evento internacional. Trarei muita experi?ncia e contato. Falo ingl?s e espanhol e ? uma forma de aperfei?oar na pr?tica o que aprendi", diz, al?m de dar o conceito de voluntariado. "O Voluntariado tem que unir duas coisas: fazer o que gosta e n?o se esquecer que tem que tirar algum proveito disso para o futuro profissional", destaca.

Foto de Vin?cius Camargo, volunt?ria do Pan Ser?o mais de 15 mil volunt?rios de todo o Brasil divididos em mais de 400 fun?es. Um n?mero bem superior ao de funcion?rios, que s?o 1200. Segundo dados da organiza??o do evento, o corpo de voluntariado apresenta idades entre 18 e 30 anos, em sua maioria; metade s?o formado por universit?rios; 52% composto por mulheres.

"? uma experi?ncia de vida, um evento desse tamanho com toda a imprensa e atletas da Am?rica. Com certeza vai contribuir para o meu futuro profissional, mesmo que eu esteja como volunt?rio", diz animado Federico Santos, que vai auxiliar os rep?rteres fotogr?ficos.



*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF