Sexta-feira, 17 de dezembro de 2010, atualizada às 17h

Políticos juizforanos são diplomados em Belo Horizonte

Clecius Campos
Repórter

Quatro políticos juizforanos, que conquistaram cargos no Senado, na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nas últimas eleições, foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) no final da tarde desta sexta-feira, 17 de dezembro, em Belo Horizonte.

Os diplomas foram entregues a Itamar Franco (PPS), eleito senador com mais de cinco milhões de votos; a Marcus Pestana (PSDB) e a Júlio Delgado (PSB), eleitos deputados federais; e a Bruno Siqueira (PMDB), escolhido para a ALMG. No total, a cerimônia diplomou 138 políticos, incluindo o governador reeleito, Antônio Anastasia (PSDB) e seu vice, Alberto Pinto Coelho (PP), além de Aécio Neves e seus dois suplentes. Os suplentes de Itamar Franco também foram diplomados. A diplomação torna os políticos eleitos aptos a tomar posse de seus cargos.

Além dos eleitos e dos suplentes dos senadores, 27 suplentes dos deputados federais eleitos e 42 suplentes dos deputados estaduais eleitos também receberão diploma. Os documentos estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 20, para os três primeiros suplentes de cada partido ou coligação. Entre os suplentes de deputados federais que receberão diploma está a candidata pelo PT, Margarida Salomão. Ela recebeu 79.388 votos e é a primeira suplente da coligação PRB/PT/PMDB/PC do B. Unidos, os partidos elegeram 17 deputados federais.

Outro candidato juizforano à Câmara Federal que recebe diploma como suplente é o vereador Noraldino Júnior (PSC), que obteve 9.276. Ele é o terceiro da lista do partido, que elegeu apenas Mário de Oliveira. Dessa forma, as chances de Júnior conseguir a vaga são remotas. Entre os suplentes dos deputados estaduais eleitos está o vereador Isauro Calais (PMN), o primeiro em caso de desistência no partido. O também vereador Rodrigo Mattos (PSDB) é o terceiro suplente da coligação PP/DEM/PSDB, que elegeu 18 representantes para a ALMG.

Lista dos políticos diplomados
CandidatoVotaçãoSituação
Senador
Itamar Franco (PPS) 5.125.455 Eleito
Deputados Federais
Marcus Pestana (PSDB) 161.892 Eleito
Júlio Delgado (PSB) 70.945 Eleito
Margarida Salomão (PT) 79.388 1ª suplente
Noraldino Júnior (PSC) 9.276 3º suplente
Deputados Estaduais
Bruno Siqueira (PMDB) 68.437 Eleito
Isauro Calais (PMN) 35.296 1º suplente
Rodrigo Mattos (PSDB) 46.757 3º suplente

Os textos são revisados por Thaísa Hosken