SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O norte-americano Ilia Malinin, de apenas 17 anos, conseguiu uma façanha inédita no mundo da patinação artística em uma prova realizada nesta quarta-feira (14) nos EUA.
Durante o US International Classic, que ocorreu em Nova York, o jovem foi o responsável por fazer o primeiro axel quádruplo da história do esporte em uma competição oficial.
A manobra faz parte do giro axel, também conhecida como Axel Paulsen ? em homenagem ao pioneiro do movimento. A acrobacia é considerada a mais difícil da patinação no gelo.
Para executá-la, o competidor precisa dar quatro voltas em torno de si mesmo durante um salto iniciado de frente e aterrissar com apenas um pé de maneira perfeita, sem se desequilibrar.
Malinin, que revelou ao Washington Post treinar a acrobacia há meses, empolgou os torcedores presentes à arena norte-americana ao realizar a façanha.
"Foi muito bom. Quando estou treinando, é muito fácil descobrir como achar o tempo certo para que seja uma boa tentativa", afirmou.
"Fazer isso na competição é uma história diferente, porque você está sob uma pressão que pode atrapalhar. Então eu tenho de fingir que estou em casa e me sentir relaxado? Em março ou abril, comecei a trabalhar de fato na técnica e tentar melhorá-la", prosseguiu o jovem.
BICAMPEÃO OLÍMPICO JÁ TENTOU MANOBRA
Em 2021, o bicampeão olímpico Yuzuru Hanyu, de 27 anos, quase conseguiu ser o responsável pelo até então feito inédito por duas vezes.
Tanto nas Olimpíadas de Inverno quanto no Campeonato Japonês, ele tentou o axel quádruplo: no torneio nacional, aliás, o patinador até executou os quatro giros, mas teve o salto "rebaixado" porque aterrissou com os dois pés no solo.
"Ele [Yuzuru Hanyu] definitivamente me inspirou a tentar esse salto aqui", finalizou Malinin, o mais novo astro da patinação no gelo, exaltando o colega.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!