RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - A CBF estreará a nova linha de VAR na Supercopa do Brasil que acontecerá neste sábado (28), entre Flamengo e Palmeiras, no estádio Mané Garrincha (DF). A tecnologia tende a favorecer os jogadores de ataque nas verificações de impedimento e deverá diminuir o número de gols anulados. A informação inicial foi dada pelo "Metrópoles" e confirmada pelo UOL Esporte.

A tecnologia consiste em linhas que, após estarem sobrepostas, se transformam em uma única na cor azul.

A CBF refuta a tese de que são "linhas mais grossas". A entidade detalhará tecnicamente o processo assim que anunciar oficialmente.

O modelo de VAR já é adotado na Inglaterra e na Espanha, e foi um pedido dos clubes brasileiros à CBF.

O novo VAR será aplicado também no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

CBF TESTA E CONFIRMA VAR NOS TELÕES DO MANÉ GARRINCHA

Outra novidade que estará presente na Supercopa deste sábado é a transmissão das verificações de VAR em tempo real para o público nos telões do Mané Garrincha. A experiência será em formato de teste onde, posteriormente, a CBF pretende levar à Fifa para que a tecnologia seja aplicada oficialmente nas competições brasileiras.

Nesta segunda-feira (23) a entidade testou a ferramenta no estádio que sediará a competição e, de acordo com os envolvidos, o saldo foi positivo.