SANTOS, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Filipe Toledo venceu o australiano Ethan Ewing na decisão e foi o campeão da etapa de Jeffreys Bay, na África do Sul, a nona da temporada.
O QUE ACONTECEU
Filipe Toledo começou a bateria decisiva 'on fire' e, logo em sua primeira onda, tirou 8,83, jogando pressão para cima do australiano.
Ethan Ewing não conseguiu reagir e ainda viu o brasileiro surfar uma onda espetacular com nota 9,93 a 15 minutos do fim. Placar final: 18,76 a 7,80 para Filipinho.
Atual campeão mundial, Filipinho consegue a sua terceira vitória na temporada 2023. Ele já havia vencido as etapas de Sunset Beach, no Havaí, e de El Salvador.
Filipe Toledo, Griffin Colapinto e Ethan Ewing já estão classificados para o WSL Finals, que acontece em setembro, em Trestles, na California (EUA).
Filipinho chega a 54,980 pontos na classificação geral e abre 7.165 pontos em relação ao segundo colocado, o próprio Ethan Ewing, que ultrapassou Griffin Colapinto e chegou a 47.815. Com isso, o brasileiro fica bem perto de confirmar a liderança no ranking geral.
As últimas duas vagas para as finais serão definidas na próxima etapa do Tour, a última da fase de classificação, em Teahupo'o, no Taiti, que tem janela programada entre 11 e 20 de agosto. João Chianca (4º), Yago Dora (5º) e Gabriel Medina (6º) são os brasileiros que ainda estão na briga.
Apesar do bom desempenho (3º lugar) na África do Sul, Gabriel Medina termina a etapa fora do top 5. Ele chega a 35.440, assumindo a sexta colocação de John John Florence. Yago Dora, eliminado nas quartas de final, permanece na quinta posição do ranking, com 36.865 pontos.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!