Colégio Técnico Universit?rio

Por

Ter?a-feira, 28 de agosto de 2007, atualizada ?s 11h23

CTU pode se transformar em Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia


Guilherme Ar?as
Colabora??o*

O Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) pode se transformar em Instituto Federal de Educa??o, Ci?ncia e Tecnologia (IFET). Em reuni?o com o vice-presidente da rep?blica, Jos? Alencar, o diretor geral do CTU, Paulo Rog?rio Guimar?es, o reitor da UFJF, Henrique Duque e o prefeito de Juiz de Fora, Alberto Bejani, foram ? Bras?lia solicitar que o vice-presidente ap?ie a iniciativa.

Com o status de instituto, o CTU passaria a ser uma autarquia da Uni?o, com maior quantidade de recursos, amplia??o do quadro de servidores, maior oferta de cursos t?cnicos e cria??o de cursos superiores na ?rea de tecnologia.

De acordo com o Minist?rio da Educa??o (MEC), as Institui?es Federais de Educa??o Tecnol?gica formam, atualmente, uma rede de 152 escolas, sendo 36 Escolas Agrot?cnicas Federais (EAF), 33 Centros Federais de Educa??o Tecnol?gica (CEFET), 30 Escolas T?cnicas Vinculadas ?s Universidades Federais, uma Escola T?cnica Federal, uma Universidade Tecnol?gica Federal e 11 Campi vinculados ? Universidade Tecnol?gica.

Na sexta-feira, 31 de setembro, o CTU realiza o Semin?rio "Desafios da Integra??o". O objetivo ? trazer, entre outras discuss?es, a possibilidade de se integrar novamente os ensinos t?cnico e m?dio no col?gio, separados por imposi??o legal em 1997.

O Decreto n? 6.095, em que o Governo Federal estabeleceu diretrizes para a transforma??o das Escolas da Rede Federal de Educa??o Profissional e Tecnol?gica em IFETs, intensificou o debate, j? que o decreto n?o prev? o ensino nos IFETs de forma separada.

O Semin?rio "Desafios da Integra??o" ? voltado aos professores, servidores T?cnico-Administrativos e representantes discentes do Col?gio. O encontro ser? realizado de 08h ?s 17h30 no SESC Pousada de Juiz de Fora (Rua do Contorno, s/n, Bairro Nova Calif?rnia).

*Guilherme Ar?as ? estudante de Jornalismo da UFJF