Mudanças no futebol brasileiro

Campeonatos Estaduais e Brasileiro irão parar durante as datas Fifa 2020

Warley Santos Warley Santos 4/10/2019

A CBF divulgou na tarde dessa quinta-feira, 3 de outubro, o calendário dos jogos de futebol no Brasil do ano que vem (2020). O que muda são as competições que serão paralisadas em datas Fifa, incluindo a reta final dos campeonatos Estaduais e o Brasileiro.

Para uma melhor adequação das datas Fifa com o calendário brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol negociou com a Conmebol e com as federações estaduais, “incluindo” mais quatro datas. Tiveram que incluir mais duas datas da Conmebol, juntas as semifinais da Copa Libertadores da América e Sul-Americana. “A partir de 2020 serão na mesma semana”, disse Manoel Flores, diretor das Competições da CBF. Antes, a confederação sul-americana de futebol fazia as semifinais desses torneios (Libertadores e Sul-Americana) em diferentes épocas.

Também foi “reduzido”, com a ajuda das federações estaduais, o número de rodadas disputadas no campeonato Brasileiro. Em 2020 o Brasileirão terá apenas 16 rodadas.

Para os que ainda não sabem as datas Fifa são nos meses de março, junho, setembro, outubro e novembro, com duas rodadas, e com a exceção de junho que no caso é mês reservado para a seleção brasileira em seus amistosos. As outras quatros serão ocupadas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo (2022). Nesse tempo não haverá rodadas no País.

Com isso, os campeonatos estaduais irão começar no dia 22 de janeiro e terminar até dia 26 de abril. O Brasileirão (Série A) começa uma semana depois, dia 3 de maio, se estendendo até 6 de dezembro. A Copa do Brasil passa a ter a primeira fase em 5 de fevereiro e a final ocorre no dia 16 de setembro.

Que os torcedores preparem os corações em épocas diferentes!

ACESSA.com - Mudan?as no futebol brasileiro