Andrade é homenageado em Juiz de Fora O técnico do Flamengo recebeu, da Câmara Municipal de Juiz de Fora, o título de Cidadão Benemérito

Aline Furtado
Repórter
29/12/2009

Nascido em Juiz de Fora em abril de 1957, Jorge Luís Andrade da Silva, ou simplesmente Andrade, como é conhecido o técnico do Flamengo, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora, na tarde desta terça-feira, 29 de dezembro. A homenagem foi concedida por meio de iniciativa do vereador Rodrigo Mattos (PSDB). "Este encontro representa o reconhecimento e a gratidão pelos exemplos de equilíbrio, serenidade e competência dados por Andrade", destacou o legislador.

Para o técnico, a homenagem significa um resgate do passado. "Receber um título na minha cidade faz toda a diferença. Estou muito orgulhoso e feliz porque este não é um reconhecimento apenas para mim, mas para todos que cresceram junto comigo."

Andrade começou nos campos como jogador amador no Vila Branca, time do bairro Monte Castelo, e, hoje, coleciona seis títulos como campeão brasileiro. Ele levantou o troféu do Campeonato Brasileiro cinco vezes pelo rubro-negro carioca (1980, 1982, 1983, 1987, 2009) e uma vez pelo Vasco da Gama (1989).

Com o contrato renovado para 2010, o técnico acredita que o próximo ano será de grande batalha dentro e fora dos campos. "Temos três campeonatos pela frente, o Carioca, a Libertadores e o Brasileiro. Nossa expectativa é ir em busca dos títulos. O Flamengo se mostrou forte neste ano difícil. Estava desacreditado, mas conseguiu crescer e se firmar na penúltima rodada do Brasileiro. Isso nos faz confiantes, porque temos um time capaz." Para o técnico, o incentivo da torcida, a maior do país, faz toda a diferença. "O torcedor atua como o 12º jogador, ou seja, é um elemento fundamental para o processo."

Sobre o movimento de retorno aos times nacionais de alguns craques que atuam no futebol internacional, a exemplo de Adriano (Flamengo), Ronaldo (Corinthians) e Fred (Fluminense), Andrade é taxativo. "Deveria ser uma tendência, porque existe toda uma questão de qualificação profissional e o futebol brasileiro só tem a ganhar com isso."

Carreira
Treino

A carreira de Andrade teve início em 1974, quando jogou na Venezuela, despontando entre os demais jogadores do ULA Mérida.

Nos anos 70 e 80, atuou como meio-campo do time rubro-negro. No Flamengo, esteve presente na conquista da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1981. Em 1988, após dez anos no time carioca, mudou-se para a Itália, onde jogou pelo Roma até 1989, quando retornou ao Brasil e passou a vestir a camisa do Vasco da Gama, ano em que o time foi campeão brasileiro.

Nos últimos anos de sua carreira como jogador, Andrade atuou em clubes pequenos, como a Deportiva Capixaba, Operário-MT e Bacabal-MA. Depois de aposentado, entrou para a comissão técnica do time da Gávea como assistente, trabalhou com diversos técnicos, ganhou oportunidade como interino, mas, em 2009, recebeu sua primeira chance como efetivo. Assumiu a equipe depois da saída de Cuca e comandou a reação do Flamengo no Campeonato Brasileiro. Andrade foi medalha de prata pela Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Seul de 1988.

Futebol local

Com relação ao futebol em Juiz de Fora, o técnico do Flamengo destaca que está sempre procurando acompanhar o desempenho dos times locais. "Torço muito pelo sucesso dos clubes de Juiz de Fora. Gostaria de ver a torcida vibrando com o Tupi campeão."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes