Karateca juizforana recebe quatro medalhas de ouro no Campeonato Brasileiro

Por

Karateca juizforana recebe quatro medalhas de ouro no JKA Juliana Vitral treina quatro vezes por semana e pretende vencer o
Campeonato Sul-americano em setembro

Renata Solano
*Colabora??o
26/05/2008

Juliana Vitral tem apenas 18 anos e j? faz uma cole??o de trof?us e medalhas. O esporte que ela pratica ? o Karate e a mo?a desponta tanto na categoria kata quanto na kumite. A ?ltima vit?ria aconteceu no Campeonato Brasileiro (JKA) realizado no domingo, dia 11 de maio.

A atleta garantiu quatro medalhas de ouro na disputa, al?m da vaga no Campeonato Sul-americano que acontece em setembro. "Na edi??o anterior consegui resultados muito positivos, fiquei em 2? lugar no kata e em 3? no kumite, espero este ano manter ou melhorar isso, mas o principal ? conseguir patroc?nio para representar nossa cidade fora do pa?s", comenta.

Juliana comenta que antes de treinar a modalidade, fazia aulas de bal?. "Cansei da dan?a e resolvi entrar no karate porque a escola que eu estudava oferecia. Desde aquela ?poca, eu tinha apenas nove anos, eu fiquei apaixonada pelo esporte e em alguns dias fico desanimada de treinar, mas vale sempre muito a pena, principalmente quando chego nos campeonatos e tenho o reconhecimento do meu trabalho", afirma.

Expectativas

Encantada pela modalidade desportiva, desde o treino e os resultados f?sicos at? as viagens e os amigos, Juliana conta que pretende continuar treinando o quanto ag?entar. "N?o consigo explicar o que o karate representa pra mim, mas ? maravilhoso treinar e competir. A gente faz amigos de todo lugar do pa?s e ainda por cima faz atividade f?sica sem queixas de pregui?a", define.

No entanto, seguir carreira na atividade parece n?o fazer parte dos planos da mo?a que ingressou na Faculdade de Comunica??o Social este ano. "Meus pais s?o dentistas e eu treino karate, ent?o as pessoas achavam que eu faria ou Odontologia ou Educa??o F?sica, mas a ?rea de sa?de n?o me apetece", comenta.

Restri?es do esporte

Com uma alimenta??o n?o muito regrada, a atleta comenta que deveria ter mais cuidado com o que ingere. "Adoro comer porcaria, como muita besteira, mas sei que preciso me alimentar melhor, com nutrientes mais saud?veis. Em per?odos de campeonato e de prepara??o para eles, sempre tomo mais cuidado que o normal", conta.

Outro ponto negativo da atividade ? o fato de a jovem n?o poder sair muito com os amigos. "Treino segundas, quartas, sextas e s?bados. Sempre fico cansada demais para sair ou at? mesmo n?o costumo encontrar com os amigos em baladas por n?o dar conta das dores f?sicas que sinto depois de um treino pesado", lembra.

Por outro lado, a atleta diz que a apoio que recebe da fam?lia e dos colegas sempre s?o muito importantes para continuar empenhada. "Minha fam?lia fica muito orgulhosa com os resultados que conquisto e eu tamb?m. Sobre os amigos, sempre rola algum tipo de brincadeira sobre o fato de eu ser menina e lutar, mas eles tamb?m me d?o apoio", confessa.