• Assinantes
  • Autenticação
  • Esporte

    Dedicação nas raias

    Nome do Colunista Alice Couto 28/02/2019
    Gabriel e o treinador Fábio

    “Se eu já consegui tudo isso na piscina, sou capaz de qualquer coisa.” Essa frase foi, para mim, a que mais representou Gabriel Schumann, de 19 anos. O paratleta, duas vezes vice-campeão brasileiro, me recebeu como uma velha amiga no meio de seu treino. Com uma tempestade começando a aparecer no céu, Gabriel me contou um pouco de sua história. Logo depois, caiu na água sem medo nenhum da chuva, porque, segundo ele, o treino é mais importante que tudo.

    Com índices impressionantes, o atleta do Clube Bom Pastor sonha desde criança em ser o cara mais rápido do mundo. O técnico Fábio, na nossa rápida conversa, afirmou que a dedicação é tanta que Gabriel não quer saber de treino técnico, só de treino forte. Por isso, às vezes tem que segurar a força de vontade do atleta.

    Para ele a natação é tudo. Ajudou nos problemas de saúde da infância, na deficiência física, na escola e até mesmo na confiança e relação com os colegas na escola.

    “Até para conversar com as pessoas, eu sofri bastante bullying na escola. Então a natação me ajudou a superar isso tudo. Depois que a natação me ajudou a evoluir, eu comecei a andar melhor, a interagir mais, fiz mais amizades. Eu acho que foi o que mais me ajudou na vida.”

    O momento em que mais me emocionei na entrevista foi quando o ouvir dizer que o orgulho das conquistas pessoais e profissionais que vieram da natação, ninguém pode tirar dele. Antes de começar a entrevista, ele contou que até pretende estudar fisioterapia, mas a grande prioridade é a piscina.

    Gabriel Schumann em ação na piscina no Clube Bom PastorGabriel troca tudo pelos treinos. Nadar é seu coração. Sair com os amigos, ir para festas e comer besteiras ficam facilmente para trás quando o assunto é disciplina e foco. Atualmente, após o terceiro lugar na competição internacional que participou em São Paulo, sua atenção está voltada para Berlim, a primeira competição internacional em que viajará para fora do Brasil. Os olhos brilharam quando me contou dos planos de nadar na Alemanha.  

    Numa tarde chuvosa de terça-feira eu conheci uma pessoa e um atleta incrível. O talento nas piscinas é tão grande quanto à simpatia e a alegria de viver que ele carrega. Espero que todas as conquistas do mundo venham para o Gabriel, porque ele merece. A chuva forte daquela tarde foi um obstáculo vencido, assim como tantos outros que ele venceu para chegar aonde chegou.  Espero que seja sempre assim.

    Alice Couto e Isabele Barbosa são estudantes de jornalismo pelo Ces-JF. Apaixonadas por esporte, mantém juntas o blog e Instagram @chuteirasmarias. As Chuteiras Marias têm o objetivo de falar de todos os esportes e somar mais mulheres a esse tema ainda tão restrito.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.