Losango M?gico!

Ricardo Corr?a Ricardo Corr?a 16/06/06

Pode at? ser que o jogo contra a Austr?lia me fa?a mudar de id?ia, mas tenho para mim que o tal "Quadrado M?gico" definitivamente n?o vai funcionar. E n?o me refiro simplesmente ao fato de que, como se diz por a? na internet, "Ronaldo Fen?meno ? o lado redondo do quadrado". Na pr?tica, o grande problema ? realmente a falta de exemplos de que, com essa forma??o, o time v? dar certo.

Responda r?pido: qual a ?nica vez que o quadrado m?gico realmente funcionou? Se voc? disser que foi na Copa das Confedera?es, vamos lembrar duas coisas. A primeira, claro, que era Robinho no lugar de Ronaldo. A segunda: ? que n?o era necessariamente um quadrado, mas um losango.

N?o tinha nada de quadrado n?o. Adriano na frente. Robinho de um lado, Kak? de outro, e Ronaldinho Ga?cho mais atr?s. Ou Kak? mais atr?s, e Ronaldinho Ga?cho de um lado, com Robinho do outro e Adriano na frente. ? ou n?o ? um losango? E ali?s, o desenho d? uma mostra que o losango amarelo em cima do gramado verde tem muito mais a cara do Brasil. Ou n?o tem?

N?o ? de hoje que eu acho que o Robinho tem que ser titular da Sele??o. Mesmo quando ele n?o aparece tanto no jogo, ? ineg?vel que, com ele em campo, o time ? mais veloz. Tem mais op?es, ? mais perigoso. Claro que Ronaldo ? o Fen?meno, e dele pode-se esperar tudo. Qualquer recupera??o. Mas acho que a aposta, dessa vez, ? muito arriscada. N?o porque Ronaldo n?o tenha condi?es de reagir, mas porque deixar Robinho no banco ? um pre?o muito alto para se pagar.

Robinho pode n?o ter a mesma experi?ncia e, sem trocadilho, o mesmo peso que Ronaldo tem na Sele??o Brasileira. Mas tem mais vontade, quer mais jogar e, principalmente: cabe melhor no esquema. Mesmo que se negue tudo, isso n?o tem como negar. Robinho funciona melhor, porque o losango, at? agora, sempre funcionou melhor do que o quadrado.

Mas essa n?o ? a ?nica op??o ou a ?nica sa?da que Parreira tem para dar uma sacudida no time. Outra escolha bastante interessante seria arriscar a entrada de Juninho Pernambucano no meio-campo. Mais uma vez, eu escolheria Ronaldo para deixar o time. E, neste caso, Ronaldinho Ga?cho jogaria mais ? frente.

Claro que, mais perto da ?rea, Ronaldinho Ga?cho perderia algumas de suas caracter?sticas. Seus lan?amentos de longa dist?ncia, sempre precisos, principalmente para os laterais, ficariam inutilizados. Mas ainda assim ? uma op??o que tem vantagens. Mais perto da ?rea, bem marcado como est? sendo, pode render faltas pr?ximas ? meta do goleiro advers?rio. E a? ? meio caminho andado em um time que teria Roberto Carlos, ele pr?prio e, principalmente, Juninho Pernambucano: excelentes cobradores de falta. N?o seria uma m? id?ia. Fora que, mais perto do gol, as chances de Ronaldinho Ga?cho decidir o jogo seriam bem maiores.

Contra a Austr?lia, domingo, Parreira vai manter, pelo menos no in?cio, Ronaldo no ataque. E, ? at? dif?cil n?o acontecer, a grande possibilidade ? que o Fen?meno atue bem melhor do que na partida contra a Cro?cia. Primeiro porque, pior do que foi, n?o tem como ser. Segundo porque, nitidamente ele recebeu um ultimato. Pelas palavras dos outros jogadores e as caras da comiss?o t?cnica, independente de reuni?o de madrugada ou n?o, est? claro que Ronaldo perdeu o status de intoc?vel e pode deixar o time se repetir a atua??o p?fia da partida contra a Cro?cia.

O pr?prio Ronaldo sempre diz que tudo o que envolve seu nome gera pol?mica. Mas gera pol?mica porque, muitas vezes, s?o fatos mal explicados. Essa hist?ria de que Ronaldo est? passando mal nos remete ?quela velha hist?ria de 1998, quando o Brasil foi derrotado pela Fran?a naquela partida fat?dica, e viu seu melhor jogador desabar em convuls?o no meio do jogo.

? ineg?vel a compara??o, pois as explica?es s?o tortas. A m?e do jogador diz que ele passou mal antes do jogo. ? dif?cil que, em uma situa??o dessas, dona S?nia fosse mentir. E ent?o porque a comiss?o t?cnica insiste em dizer que ele n?o passou mal antes da estr?ia? Ou Ronaldo escondeu tudo de todos? Neste caso, merece continuar no time principal? N?o teria pensado mais nele do que na Sele??o? As perguntas e as pol?micas s?o inevit?veis e, de fato, s? v?o desaparecer no dia em que Ronaldo jogar o que sempre sabe, ou parte disso. E que seja contra a Austr?lia. Porque se n?o for: ? Robinho neles!

Voc? concorda? N?o concorda? Ent?o vote na enquete, que est? na capa do Esporte