Farmac?utico Com mercado saturado em Juiz de Fora, ter um diferencial
? essencial para o profissional da ?rea

Thiago Werneck
Colabora??o*
14/06/2007

Uma profiss?o para quem gosta de estudar e tratar com o p?blico em geral. N?o basta estar atr?s do balc?o de uma farm?cia para ser farmac?utico. ? preciso conhecer muito de qu?mica, bioqu?mica, farmacologia e muito mais. Conhecimentos que s?o adquiridos em uma Faculdade de Farm?cia.

A ?rea de atua??o ? ampla: toda farm?cia e drogaria precisa de pelo menos um graduado, existem vagas em farm?cias de manipula??o, nas ind?strias dos rem?dios, na ?rea de an?lise cl?nicas, nos laborat?rios que fazem exames em geral e ainda o farmac?utico respons?vel por cada hospital. A ?rea de fiscaliza??o e inspe??o de alimentos e ?gua tamb?m ? uma tarefa do profissional, que ainda tem possibilidades de fazer concursos como o da Anvisa.

A maior dificuldade para quem quer entrar no setor s?o as poucas vagas no mercado de trabalho. O farmac?utico Luiz Ot?vio (foto abaixo) ressalta que sem um diferencial n?o tem como ser um profissional de sucesso. "Aqui em Juiz de Fora as ?reas j? est?o com poucas vagas. A n?o ser que voc? tenha um diferencial para concorrer com outros colegas, n?o basta ser mais um. Um conselho que dou ? procurar um grande centro e levar para l? o seu lado diferenciado", diz.

?reas de atua??o

Luiz Otavio, farmac?utico Nas farm?cias e drogarias o papel do farmac?utico ? orientar os clientes quando for solicitado. "Falamos de efeitos colaterais, posologias, validade do rem?dio, se h? problema de tomar algum medicamento, sendo que voc? j? faz uso de outro. Prestamos um aux?lio ao p?blico e para mim essa ? parte mais gratificante da nossa profiss?o", destaca.

? importante lembrar que algumas farm?cias n?o seguem as normas da legisla??o. Vender medicamentos sem receitas, similares aos pedidos pelo m?dico ou indicar rem?dios fogem da fun??o do farmac?utico. "Tem muita farm?cia que faz isso, mas est? errado. Outras pagam um farmac?utico s? para assinar o documento de respons?vel pelo local, sem ele precisar ficar l?. Isso ? proibido por Lei", destaca Luiz.

Essas s?o algumas das normas que as farm?cias devem seguir. J? mudando um pouco o local trabalho, o farmac?utico aparece tamb?m na ?rea hospitalar. Todos os hospitais devem ter pelo menos um profissional da farm?cia. Nesse caso, ele ser? o respons?vel para ver se os medicamentos est?o sendo usados corretamente, vai dosar a quantidade de rem?dio de cada paciente e comandar esse setor do hospital.

Liana Vianna, farmac?utica Outra ?rea ? a da ind?stria farmac?utica. L?, o profissional testa os rem?dios para ver se est?o dando o efeito necess?rio e acompanha a fabrica??o dos medicamentos. E atuando de forma parecida, por?m personalizada e em escala individual est?o as farm?cias de manipula??o. A farmac?utica, Liana Vianna (foto ao lado) destaca que nesse cargo a aten??o ? essencial. "Temos que ficar em alerta para garantir controle de qualidade, vistoria de laborat?rio e efici?ncia dos rem?dios. No caso, a responsabilidade ? grande j? que os rem?dios s?o feitos de forma separada para cada paciente", observa.

Para conseguir o rem?dio em uma farm?cia de manipula??o a pessoa deve levar a receita m?dica que autorize os farmac?uticos a faz?-lo. Mesmo com a maior tens?o pela responsabilidade, Liana ressalta que a ess?ncia da profiss?o ? a mesma. "O mais importante ? saber dar assist?ncia farmac?utica ao cliente. Claro, sabendo tudo sobre os rem?dios e podendo passar informa?es que ajudem a resolver os problemas de sa?de de cada um", conta.

Liana tamb?m faz ressalvas quando o assunto ? mercado de trabalho. "O mercado de trabalho ? muito acirrado em Juiz de Fora. Formei recentemente, e da minha turma s? uns quatro est?o com emprego de farmac?uticos. Muitos j? est?o at? tentando concursos em outras ?reas", revela.

Na Faculdade

Os interessados em fazer o curso de farm?cia v?o encarar muito estudo pela frente. Parte te?rica e pr?tica andam lado a lado praticamente durante todo o curso. A dura??o ? de quatro mas, muitas vezes, como ? o caso da UFJF, h? a op??o de conseguir uma especializa??o, em bioqu?mica ou an?lises cl?nicas, se estudar por mais um ano.

Mara, enfermeira A coordenadora de um dos cursos de farm?cia da cidade, Soraida Sozzi, explica que o curso de farm?cia hoje, ? mais voltado para uma quest?o generalista. "O curso engloba todas as ?reas de atua??o de um farmac?utico. A ?rea de assist?ncia prestada pelos profissionais da ?rea, no relacionamento direto com os clientes ? o ramo mais promissor para esse mercado", acredita.

"O ramo de atividade ? enorme: pr?ticas investigativas, concursos da Anvisa, an?lises de alimentos, da qualidade da ?gua, h? muito o que fazer na ?rea de ensino e pesquisa, no setor de an?lises cl?nicas e tamb?m na Ind?stria farmac?utica", enaltece Soraida. Para quem gostou ? arrega?ar e come?ar a estudar.

Onde estudar

Em Juiz de Fora, algumas faculdades oferecem o curso superior de Farm?cia:

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da Universidade Federal de Juiz de Fora