Quinta-feira, 1 de julho de 2010, atualizada às 15h41

Treino fechado marca expectativa para jogo do Brasil contra a Holanda

Clecius Campos
Repórter

Mais um treino fechado marca a grande expectativa para o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo. Nesta sexta-feira, 2 de julho, o país enfrenta a seleção da Holanda, pelas quartas-de-final da competição. A vitória vale vaga nas semi-finais do Mundial. Apenas o início do treino foi liberado, por determinação da Fifa, mas logo os repórteres tiveram que deixar o local.

Pouco mais tarde, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, em seu site oficial, o resultado do duelo de dois toques, parte do treinamento na véspera do jogo. O jogo foi vencido pelo time de uniforme cinza (foto acima), liderado por Kaká e Gilberto Silva. O grupo formado ainda por Gomes, Maicon, Juan, Luisão, Kleberson, Josué, Nilmar, Gilberto e Luís Fabiano venceu a equipe de colete laranja por 6 a 3. Os perdedores foram Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Felipe Melo, Michel Bastos, Doni, Ramires, Julio Baptista, Robinho, Grafite e Lúcio.

Nesta sexta, o Brasil encara a Holanda usando camisa azul, calção branco e meia azul. A combinação favoreceu o país em 1994, quando o Brasil eliminou a Holanda nas quartas-de-final.

Retrospecto Brasil x Holanda

Brasil e Holanda se enfrentaram nove vezes. Foram três vitórias para nós, duas vitórias pra a seleção européia e quatro empates. Contra o Brasil, a Holanda marcou 13 gols. A seleção canarinho balançou a rede da Laranja Mecânica 14 vezes. Destas disputas, três foram em mundiais, com uma vitória para cada lado e um empate.

Em 1974, a Holanda derrotou o Brasil nas semifinais da Copa do Mundo da Alemanha, por 2 a 0. Vinte anos mais tarde, nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira tetracampeã do mundo mandou os holandeses para casa nas quartas-de-final, por 3 a 2. Em 1998, o Brasil foi melhor de novo, já nas semifinais, eliminando a Holanda nos pênaltis.

Os números mais recentes favorecem a Holanda. A seleção está invicta há 23 jogos: a última derrota foi em um amistoso diante da Austrália, em setembro de 2009. Já o Brasil não perde há dez jogos, desde 11 de outubro de 2009, quando perdeu para a Bolívia em La Paz. O time já estava classificado e jogou com equipe mista.

Trio de arbitragem

A Fifa já definiu os trios de arbitragem que atuarão nas quartas-de-final da Copa do Mundo. No jogo desta sexta-feira, 2, quem apita é o árbitro japonês Yuichi Nishimura. Os assistentes serão Toru Sagara (Japão) e Hae Sang Jeong (Coreia). O quarto árbitro é o saudita Khalil Al Gandhi.