Juiz de Fora ganha 648 vagas formais em outubro e supera Minas em crescimento do emprego

Por

Sexta-feira, 19 de novembro de 2010, atualizada às 17h29

Juiz de Fora ganha 648 vagas formais em outubro e supera Minas em crescimento do emprego

Clecius Campos
Repórter

Os diversos setores da atividade econômica em Juiz de Fora geraram juntos 648 vagas de empregos formais no mês de outubro. O dado é do Estudo de Evolução do Emprego, realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em porcentagem, a variação do emprego foi de 0,53%, índice superior ao registrado em Minas Gerais no mesmo mês: 0,38%.

O chefe do setor de relações do trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego, José Tadeu de Medeiros Lima, acredita que o bom desempenho pode ser reflexo da política de redução de impostos na região fronteiriça com o Estado do Rio de Janeiro. "Já estamos verificando a instalação de empresas e até o retorno de outras que deixaram Juiz de Fora pelo incentivo no Rio de Janeiro. As contratações mais intensas por aqui podem ser reflexo da redução do ICMS." No Brasil, o crescimento do emprego ficou no patamar de 0,58%.

O setor de serviços teve o melhor desempenho em outubro, com saldo de 278, entre admissões e desligamentos. A indústria da transformação gerou 180 novos postos e teve a melhor variação entre os setores em constante movimento: 0,85%. Segundo Lima, o crescimento de vagas nesse ramo é relativo à chegada do fim de ano. "As confecções estão acelerando suas produções para atender a demanda do comércio, o que gera mais empregos. Outra razão é a admissão por grandes empresas que estão se instalando na cidade." O comércio cresceu 154 vagas, variando conforme a média na cidade: 0,53%.

A construção civil mostrou tímido aumento de 43 postos. Segundo Lima, a expectativa é de grande crescimento no mês de novembro. "Novos empreendimentos estão sendo retomados, com prédios residenciais e comerciais, em toda a cidade. Juiz de Fora precisa é de especializar sua mão-de-obra para poder aproveitar melhor as oportunidades que estão por vir, tanto na construção, quanto na indústria, no comércio e no setor de serviços." Ele afirma que a gerência está empenhada em obter recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a fim de executar, em parceria com o município, um programa de qualificação de mão-de-obra. "Juiz de Fora é bem servida por uma rede do Sistema S [Senai, Senac, Senat, Senar e Sebrae] e por suas universidades. Estamos estudando um meio de unir os esforços para garantir qualificação para os juizforanos."

Números em Minas e no Brasil

De janeiro a outubro de 2010, Juiz de Fora ganhou 4.909 novas vagas de empregos. Em Minas Gerais, ao longo deste ano, foram criados 298.143 postos, sendo 14.516 em outubro. No Brasil, o saldo entre admissões e desligamentos foi de 204.804 em outubro e de 2.406.210 desde o início do ano.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken