Projeto cultural privilegia comunidade do Dom Bosco Projeto de pesquisa coordenado por professor da UFJF promove valoriza??o da mem?ria e da cultura da comunidade do bairro Dom Bosco


Marinella Souza
*Colabora??o
12/11/2008

Aprovado recentemente, o projeto de extens?o "Comunica??o, Mem?ria e A??o Cultural" ? uma iniciativa do professor da Faculdade de Comunica??o Social da UFJF, Bruno Fuser (foto abaixo) e busca o desenvolvimento de atividades de produ??o cultural junto ? comunidade do bairro Dom Bosco, atrav?s dos servi?os prestados pelo Grupo Esp?rita Semente.

Fuser explica que desde que chegou em Juiz de Fora tem tentado unir projetos culturais alternativos voltados para a comunidade empobrecida e o Grupo Semente surgiu como uma possibilidade de colocar esse projeto em pr?tica. "A Faculdade de Servi?o Social da UFJF j? desenvolvia um projeto educativo".

Uma das coordenadoras do projeto, Josimara Delgado (foto abaixo), conta que o Grupo Esp?rita Semente procurou o P?lo Interdisciplinar na ?rea do Envelhecimento, em 2004, pedindo assessoria em rela??o aos servi?os prestados ? comunidade. "O P?lo tem dois projetos. O Nuclea??o e o Envelhecimento e Mem?ria, onde os antigos moradores da periferia da cidade contam narrativas de suas hist?rias de vida. O Nuclea??o foi o que escolhemos para o Grupo", explica.

Foto de Bruno Fuser Segundo Fuser, o novo projeto, "Comunica??o, Mem?ria e A??o Cultural", vai potencializar o que j? estava sendo feito. "A partir dos projetos j? existentes, vamos partir para a capta??o de fotos e v?deos; fazer um blog com os idosos, valorizando suas vidas, sua cultura. E a partir disso, vamos fazer a articula??o com outras gera?es e outras institui?es".

O Grupo Esp?rita Semente ?, segundo seu presidente, Carlos Roberto Ananias, "um centro esp?rita como outro qualquer, com o objetivo de, al?m de ensinar a doutrina esp?rita, desenvolver trabalhos sociais com todas as idades."

Para Ananias, o projeto vai gerar um impacto positivo na sociedade. "Vai envolver n?o s? os idosos, mas a fam?lia, a mem?ria, a hist?ria do bairro. Informa?es que os idosos t?m e que v?o se sentir bem em passar para os outros", acredita.

Registro cultural

Josimara comenta que o material produzido vai gerar documentos, registros da vida para a comunidade pensar a sua hist?ria, a sua identidade e a rela??o entre as gera?es. "Quem sabe a partir dessas reflex?es eles n?o tomem uma atitude para tentar mudar a situa??o do bairro?", espera.

Fuser explica que n?o havia quem pensasse na produ??o cultural do bairro e, por isso, eles buscaram dar uma nova vertente para o que estava sendo feito. "O que n?s queremos ? fazer pessoas que n?o s?o especialistas produzirem cultura porque a cultura transcende a arte. ? poss?vel fazer coisas interessant?ssimas atrav?s da mem?ria coletiva", declara.

Otimista, o professor espera poder transformar o projeto em um centro de cultura para que a comunidade possa pensar a sua cultura. Segundo ele, o bairro ? muito carente de equipamentos p?blicos ligados ? ?rea cultural.

Foto de Bruno Fuser Josimara conta que a parte burocr?tica j? foi feita e agora eles aguardam a contrata??o de um bolsista e a libera??o de verbas para a compra de equipamentos t?cnicos para dar seq?encia ao projeto, que prev? tamb?m, a produ??o intelectual para o mestrado. ""Comunica??o, Mem?ria e A??o Cultural" ?, antes de tudo, um projeto de pesquisa conjunto entre as faculdades de Comunica??o Social e Servi?o Social."

Segundo Ananias, os idoso do Semente ainda n?o sabem da novidade, mas o presidente acredita que a not?cia ser? recebida com entusiasmo. "? uma coisa nova, instrumentos tecnol?gicos aos quais eles n?o est?o acostumados, isso ? muito bom", comemora.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF