Edição Memor?vel do Ibitipoca Off Road larga neste sábado (30) em Juiz de Fora

Por


No seu 32º ano, o Rallye de Regularidade Ibitipoca Off Road larga em Juiz de Fora neste sábado (30), às 7h, na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - Suprema, localizada na Alameda Salvaterra, 200, bairro Salvaterra. A tradicional competição faz parte do calendário nacional e conta pontos para o Campeonato Brasileiro, Mineiro e Copa Estrada Real e, de acordo com a organização do evento, a prova contará com mais de 450 pilotos de motos e carros.

São 18 categorias, com uma novidade em 2022. A categoria GPS. Nesse formato os pilotos podem usar o GPS do smartphone " Essa categoria dá oportunidade a quem não tem todos os equipamentos de navegação. O piloto consegue navegar através do satélite e de um telefone celular”, explica Manoel Resende, organizador do prova.

São muitos inscritos e categorias e entre as motos, figura Ana Cristina Miranda, a Aninha Miranda, terceira colocada da categoria feminina em 2021 do Ibitipoca Off Road. “Quero aproveitar bem a prova esse ano, curtir o visual e reencontrar amigos do Off Road. Espero que seja realmente uma edição memorável pra mim” relata Aninha.

O piloto Saulo Bolandini, da categoria Graduado, uma das principais do evento, vem liderando o ranking brasileiro e chega preparado para a prova. “Tenho treinado bastante, creio que será uma competição bacana e bastante concorrida”

Diretor da prova de carros e navegador desde 1998, Weidner Moreira conta o que os pilotos podem esperar do Rallye. “Um grid seleto, com muita navegação e uma grande competição pelo título. O circuito ainda possui um visual espetacular que irá abrilhantar ainda mais a competição”.

Manoel Resende fala o que os pilotos e navegadores irão encontrar. “Teremos várias trilhas diferentes dos anos anteriores. Recuperamos algumas que estavam muito degradadas, em parceria com alguns proprietários rurais”.

O percurso inclui divisão de categorias, considerando duas faixas de média velocidade. “Depois de Lima Duarte, a prova se divide. Os pilotos das médias 1 e 2 (mais experientes) vão para uma região e os pilotos das médias 3 e 4 para outra, com pernoite em Conceição de Ibitipoca. Com um detalhe importante, independente da divisão, são percursos desafiadores para todos os participantes”, observa Manoel.

No domingo (31), na chegada dos pilotos na Suprema, a Faculdade vai promover a “Ação Saúde Suprema” onde os profissionais da instituição estarão à disposição de pilotos e público com serviços de aferição de pressão, glicemia e IMC. 

A competição ainda contará com a presença do piloto de moto, Emerson Loth, o Bomba, líder na categoria Elite no ranking nacional.

Programação

O Ibitipoca Off Road larga de Juiz de Fora e passa por Lima Duarte e Conceição do Ibitipoca. Confira o cronograma do evento.

29 de julho
Vistoria de Motos e Carros
Briefing obrigatório
Local: Suprema

30 de julho
Largada a partir das 7h – Suprema
Chegada em Ibitipoca (Alphaville Chalés) – a partir das 15h

31 de julho
Largada em Ibitipoca (Alphaville Chalés) – a partir das 7h
Chegada em Juiz de Fora (Suprema) – a partir das 14h

Colaboração da Treinee Isabella Oliveira do 8° Período de Jornalismo do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora


Foto: Ângelo Savastano