Artigo
O que n?o usar!
:::03/03/2006

Este t?tulo, na verdade, ? uma tradu??o do excelente livrinho de m?o da dupla inglesa de entendidas Susannah Constantine e Trinny Woodall, do Esquadr?o da Moda (People&Arts), ?timas consultoras que v?o a fundo investigar o que deve ser usado por cada tipo de mulher para valoriza??o do corpo. Pode parecer trabalhoso e dif?cil, mas pensar sua roupa em fun??o de anatomia ? a grande sacada para estar sempre bem, em qualquer estilo e ocasi?o.

Este dever de casa de mulheres (e homens, claro) que se preocupam com o resultado final da produ??o deveria ser feito com mais freq??ncia. Independe de estilo pessoal, vai mais do tipo f?sico e da escolha mais selecionada do que adquirir, gerando bons resultados n?o s? no look como na otimiza??o das compras. Como este ? um assunto elaborado e requer detalhamento para ser bem compreendido, vamos por partes.

Olhe-se no espelho, preferencialmente sem roupa, e responda: o que voc? acha bonito e o que acha feio no pr?prio corpo? Tire o foco da dupla brasileira boazuda peito-bunda e olhe com carinho para regi?es menos exploradas como colo, bra?os, pernas e pesco?o. Para facilitar, h? padr?es de corpo definidos. As defini?es a seguir foram extra?das do livro "Personal Stylist - guia de consultores de imagem" da Tita Aguiar. Veja em qual se encaixa:

Ampulheta:
Ombros e quadris da mesma largura, cintura mais definida, coxas mais grossas e costas largas.

Tri?ngulo Invertido:
Muito busto, ombros largos, quadril estreito e pernas finas.

Tri?ngulo:
Quadris e coxas mais acentuados que ombros.

Ret?ngulo:
Medidas de coxas e quadris semelhantes, cintura n?o definida, bra?os e pernas mais finos, poucas curvas.

Oval:
Formas arredondadas e volume nos quadris, cintura e busto. Barriga proeminente;

Uma vez conclu?do seu padr?o f?sico, pense possibilidade com o objetivo de atenuar o que n?o lhe agrada e sobressaltar o que ? mais bonito. A? est? a parte mais complicada, uma vez que n?o h? receita m?gica. Cada corpo ? um corpo, e o treino ? que vai apontar as melhores escolhas. Mas v? pensando em truques, como:

- no estilo ampulheta, deve-se valorizar a marca da cintura, com utiliza??o de detalhes nesta ?rea.


- no tri?ngulo invertido, deve-se ajustar na parte de cima e soltar a de baixo, com evas?s em saias e vestidos e cal?as mais soltinhas. Para seios grandes, evite pe?as inteiras e opte por decotes mais generosos, que abrem e ventilam a composi??o. Caso os bra?os sejam mais cheinhos, procure sempre algo com manga. No jogo de cores, os tons mais escuros v?o para cima.


- no tri?ngulo, os quadris devem ser minimizados. Para tal, os tons escuros descem e o foco sobe. Cores e estampas na parte superior e adornos no pesco?o e brincos desviam a aten??o para a parte mais alta do corpo. Para o caso de seios pequenos, regras b?sicas: subir a linha do pesco?o em decotes mais fechados, colarinhos ajustados e detalhes que puxem a aten??o para cima. Mesmo sendo pequenos, o uso do soutien ? indispens?vel. Ali?s, eles podem se tornar verdadeiros aliados da produ??o. Gra?as ? crescente demanda e necessidade das mulheres, o mercado oferece muitas op?es interessantes.


- no ret?ngulo, a id?ia ? criar uma falsa cintura. Tente usar pe?as mais sequinhas e com cintura mais marcada como corselets e tops cinturados. Evite abotoamentos duplos e boleros. Detalhes como pences s?o ?teis.


- para um corpo oval, o objetivo ? n?o marcar nada. Evite pe?as justas ou largas demais. Decotes mais profundos em U ou V e cores escuras d?o as primeiras amenizadas. Blusas ou vestidos sem mangas e principalmente com al?as finas s?o contra indicados. Tecidos de fibras naturais como o linho, algod?o e seda pura fazem muita diferen?a. Desista de cal?as com c?s baixo demais ou muito apertado.


E ? por a?. Muitas dicas como estas est?o ? disposi??o em edi?es especializadas, como as duas que citei, e muito material est? dispon?vel para que qualquer pessoa possa procurar descobrir novos truques que trazem ?timos resultados. Vale a pena uma tentativa para achar o que mais combina com voc?! Voc? n?o nasceu com um estilo definido, mas pode, a qualquer hora, cri?-lo!


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida de moda com
a consultora Nivea Heluey

Nivea Heluey ? especialista
em Jornalismo de Moda e Comunica??o de Moda
Saiba mais, clicando aqui!