P?o franc?s vai subir cerca de 10% na próxima semana

Por

Ter?a-feira, dia 08 de abril de 2008, atualizada ?s 12h28

P?o franc?s vai subir cerca de 10% na pr?xima semana



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Segundo o presidente do Sindicato dos Panificadores de Juiz de Fora, Heveraldo Lima, o p?o vai subir de 10% a 12% em Juiz de Fora, na pr?xima semana. Este aumento est? relacionado ? alta no pre?o do trigo. "N?o ? um aumento no pre?o, mas um repasse no custo do produto", explica.

Ele diz que o pre?o do p?o est? estabilizado, na cidade. "Ainda n?o tivemos aumento", afirma. Uma reuni?o entre os panificadores vai acontecer na noite desta ter?a-feira, 08 de mar?o, para analisar os custos com a produ??o e chegar a um valor exato.

Para o economista Guilherme Ventura, todas as commodities agr?colas t?m sofrido grande aumento de pre?o. "O trigo ? um componente de mercado internacional e sua alta est? refletindo no aumento do pre?o do p?o". Ele explica que a infla??o de alimentos come?ou h? cerca de dois anos, sendo que seu per?odo mais forte foi em 2007. "Ainda estamos enfrentando a alta".

Para outros produtos como o abacaxi, acerola e laranja, Guilherme diz que a alta acontece por causa da sazonalidade. "A infla??o tamb?m acontece por causa da oferta e procura".