Quanto cobrar?

Por

Quanto devo cobrar?
Saiba calcular o pre?o adequado para as pe?as artesanais

Colabora??o:
*Renata Silva
05/03/04


O consultor do balc?o Sebrae, Paulo Ver?ssimo, d? as principais dicas para elaborar os pre?os.

Fazer artesanato ? muito bom. Corta, prega, costura, cola, pinta, ajeita daqui, ajeita de l?, at? que fique pronto. Pronto, que nada! Quando tudo parece finalizado, os artes?os se deparam com uma grande d?vida: E agora? Que pre?o eu vou cobrar? A equipe do Portal ACESSA.com foi buscar a ajuda de especialistas e profissionais da ?rea, para que voc? calcule um pre?o justo e adequado ?s suas pe?as artesanais.

A artes? e instrutora, Marisa Veloso de Paula (foto ao lado), trabalha h? mais de 40 anos com artesanato, e concorda que a maior dificuldade est? em definir o pre?o final do produto. "Para mim ? a pior parte, afinal ? muito relativo. N?o sei se calculo pelo tempo gasto ou pelo trabalho que tive na pe?a", desabafa.


J? a assistente social da Casa da Menina Artes?, Rose Salom?o (foto ao lado), diz que uns dos obst?culos existentes no curso de Forma??o Artesanal, oferecido pelo projeto, ? a defini??o de pre?os. "Aqui no curso temos duas dificuldades: a t?cnica de vendas e a coloca??o de pre?os. ? dif?cil encontrar um par?metro, mas temos alguns m?todos", revela.

Sugest?es dos especialistas
O consultor do balc?o Sebrae, Paulo Ver?ssimo, acredita que a defini??o de pre?os pode ser facilitada se alguns aspectos forem planejados. "Antes de produzir, o artes?o deve verificar qual ? o seu p?blico alvo, quais s?o os seus gastos mensais e qual o tempo dispensado na m?o-de-obra, pois n?o adianta produzir aleatoriamente", diz. Ver?ssimo ainda destaca a percep??o do pre?o de mercado, que deve ser avaliado pelo produtor. "O mercado pode estar pagando mais em determinadas ?pocas, considerando a pessoalidade do produto."

Segundo o economista, doutorando da USP, Ricardo Freguglia, n?o existe uma f?rmula m?gica para os c?lculos. Ele concorda com o consultor do Sebrae e diz que para se chegar ao pre?o final ? preciso organiza??o e planejamento.

Veja os pontos principais:

  • P?blico alvo
  • Custo de material
  • Custos fixos (aluguel, energia el?trica)
  • Custo da m?o-de-obra
  • Valor de mercado
  • Concorr?ncia
  • Freguglia diz que o primeiro passo ? mensurar o custo que se tem para produz?-lo, isto ?, tudo aquilo que ? necess?rio para se produzir o bem. Uma dica interessante ? saber o custo unit?rio para que se consiga calcular o custo total de produ??o. O segundo passo ? incluir os custos fixos, como energia el?trica. Em seguida, inclua no pre?o de custo o pre?o do trabalho das pessoas envolvidas na produ??o artesanal. Dessa forma, tem-se o pre?o final do produto.

    Acompanhe o exemplo abaixo:

    Vamos tomar como base a produ??o de velas artesanais

    Custo de material
    Pontue tudo o que voc? vai gastar na pe?a:
  • Parafina
  • Pavio
  • F?rma no formato desejado
    Gastos fixos
  • Luz
  • Transporte
  • Pr?-labore (quanto voc? quer ganhar por m?s)
    Valor de custo
  • Produ??o total por m?s: 50 velas
    - Divida o total dos gastos fixos pelo n?mero de pe?as.
    - Some o resultado ao gasto do material.
    - O resultado ? o valor de custo de cada pe?a.


  • O que fazem as amigas artes?s

    Karla Ciuffo, instrutora de artesanato
    "Verifico o pre?o do mercado e procuro valorizar o trabalho feito. Se trabalho com o couro, que exige mais detalhes, coloco um pre?o maior."

    Ros?ngela Delgado Pires, professora de artes
    "Vou ?s ruas e procuro ser coerente com o mercado, mas infelizmente as pessoas ainda n?o d?o o devido valor ao artesanato".

    Maria Tereza, instrutora de artesanto
    "Sempre pe?o a opini?o de amigas para colocar o pre?o. Vejo tamb?m o tempo gasto no trabalho."

    Rose Salom?o, assistente social
    Tentei criar uma f?rmula para o fuxico. Peguei o valor de 1 hora trabalhada de uma costureira e acrescentei o pre?o do material".

    Onde buscar ajuda
    O balc?o Sebrae disponibiliza atendimento no hor?rio de 8h ?s 18h. Est?o abertas tamb?m as inscri?es para o curso "Aprender Empreender", exclusivo para artes?os. Outras informa?es 3239-5300, 3239-5313 ou bjfora@sebraemg.com.br.

    Renata Silva ? estudante do 6? per?odo de Comunica??o da UFJF