RowD Influ?ncias diversas comp?em o som punk rock
dessa galera que sonha em viver de m?sica



Fernanda Leonel
Rep?rter
13/03/2006


O que era uma simples bricadeira acabou virando assunto s?rio. Ou quase s?rio, como afirmaria quem passasse mais de dez minutos com a galera da Banda RowD.

Se sobra dedica??o para ensaios que acontecem at? tr?s vezes por semana, falta mau humor. Ainda bem! Porque como eles mesmo afirmam, esse companherismo ? o segredo para que o trabalho seja cada vez mais bem feito.

O sucesso e o reconhecimento do p?blico vem chegando. A cada dia a agenda de shows de Jonas, F?bio, Tiago, Victor e Arthur est? ficando mais cheia. E mais poderosa tamb?m! Os meninos caem na estrada, fazem show por toda a regi?o (eles destacam que est?o em um momento de investir mais na carreira fora da cidade) e at? mesmo em outros estados. Nos ?ltimos meses, eles se arriscaram pelo Rio de Janeiro, dividiram o palco com a banda Fresno (reconhecida nacionalmente no cen?rio do rock) e fizeram um show na Elam, casa de shows carioca conhecida no cen?rio da m?sica underground.

Tudo come?ou com a id?ia do guitarrista Jonas de montar um grupo para ensaiar. No come?o, como ele mesmo conta, a id?ia era s? fazer um som com amigos, para poder passar mais tempo em contato com a m?sica. Fez um contato aqui, chamou um camarada al?, e a Apple Shampoo tomou forma.

A Apple Shampoo n?o durou muito, mas deu for?a para a sua sucessora RowD. Nas apresenta?es em festivais do Teatro Pr?- M?sica e em alguns shows que eles realizaram, acabaram conhecendo admiradores do trabalho, que se transformaram nos atuais m?sicos da banda formada.

Todos se conheceram assim, entre ensaios e apresenta?es. E h? pouco mais de um ano conseguiram amadurecer uma amizade que hoje n?o deixa que eles passem nem um dia sem se ver. Assunto ? o que n?o falta, porque os planos para a banda s?o muitos e eles adoram falar sobre isso.

Amizade acima de tudo
Como tudo na vida art?stica da RowD, a id?ia de gravar um CD tamb?m chegou muito r?pido. Menos de um ano depois da forma??o do grupo e do in?cio dos shows, esses garotos resolveram come?ar a por em a??o o plano que mostra para que eles vieram.

"Fizemos um ano de shows tocando muita m?sica de outras bandas (leia-se a?, sucessos de CPM 22, Simple Plan, Sublime). Se a gente fizesse uma hora de show, 50 minutos eram destinados pra isso. O projeto de 2006, que temos colocado em pr?tica ? exatamente o inverso. As composi?es pr?prias ocupam 50 minutos do show, e o cover", explica o guitarrista Jonas Machado, afirmando que o p?blico t?m gostando das mudan?a no repert?rio.

Mas para concretizar o plano para o novo ano, essa galera teve que trocar o descanso habitual de boa parte das f?rias escolares, por tardes e noites compondo suas m?sicas pr?prias. O ritmo foi ?fren?tico?, como eles mesmo definem: 12 composi?es, com letra, m?sica e tudo mais que elas tivessem direito, em apenas duas semanas.

Sobrou inspira??o. E pra conter todas as id?ias que iriam se transformar em som, valia tudo. Cada um passava o dia anotando ?impress?es? de letras e arranjos que poderiam ajudar no repert?rio da banda. Depois, quando se encontravam, al?m de compor juntos, eles juntavam essas pe?as.

?N?o foi f?cil?. ? a declara??o de todos os componentes quando a pergunta remete ao processo de composi??o e escolha das m?sicas que v?o compor CD profissional independente, que est? previsto para junho desse ano. Al?m do ritmo pesado, esse pessoal teve que enfrentar a supera??o de uma caracter?stica que acaba dando cara ? banda: cada m?sico traz para o repert?rio um pouco do som que ele curte, dentro claro, dos limites do rock and roll.

Na RowD, h? os que gostam de punk rock, os que curtem um rock mais pesado, os que tendem para o pop. Diferen?as de estilos, muitas vezes opostas, que trouxeram um pouco de conflito na hora da composi??o. ?Simplesmente tinha coisa que um queria colocar na m?sica, reflexo do tipo de rock que ele curtia, e que o outro simplesmente odiava?, explica o baixista Arthur.

Mas nada s?rio. ? preciso destacar. A palavra conflito aqui vem como conseq??ncia do que essa galera t?m trazido de diferente para o cen?rio musical de Juiz de Fora. Como cada um gosta de uma coisa, n?o h? como rotular a banda como portadora de um ritmo definido. E a essa mistura de influ?ncias do rock dentro do que cada um carregou para as m?sicas pr?prias da banda, ? o que define o estilo punk rock rowd de ser.

RowD na rede!

A Rowd tem uma comunidade no Orkut com mais de dois mil membros. Tamb?m tem endere?o de e-mail, fotolog e conversa com quem se interesse pelo trabalho do grupo atrav?s do MSN . O programa de conversa virtual, ali?s, tamb?m possui mais de dois mil contatos cadastrados.

Muita novidade tecnol?gica? Voc? n?o viu nada! Essa rapaziada resolveu aproveitar as vantagens que as novas tecnologias da comunica??o trazem ao mundo moderno para poder divulgar o trabalho deles.

Se voc? foi um dos ?orkutianos? que recebeu uma mensagem de algum dos membros do grupo (todos eles t?m nome no profile com indica??o RowD), saiba que est? colaborando para que o grupo se torne conhecido na sua cidade, estado ou, acredite...pa?s.

Os meninos resolveram investir. Passaram cerca de dois meses revezando entre eles para colocar no ar milhares de recados em orkuts alheios, convidando o ?perfil? para conhecer o trabalho e o Mp3 da banda Rowd.

Essa brincadeira s?ria rendeu. Os membros da comunidade da banda e de cada um dos m?sicos cresceu, os coment?rios aumentaram, as entradas no flog, tudo. E at? alguns produtores agendaram shows com eles atrav?s do som que ouviram atrav?s do orkut da banda.

Conhe?a os m?sicos da banda RowD
Arthur Inox

Idade: 17
O que faz da vida: Pr? - Vestibular
O que faz na banda: toca baixo


Jonas Machado

Idade: 19
O que faz da vida: Pr?- Vestibular
O que faz na banda: Toca guitarra

F?bio Mendes

Idade: 16
O que faz da vida: Segundo ano do ensino m?dio
O que faz na banda: Toca bateria

Tiago Abib

Idade: 21
O que faz da vida: Estudante de Fisioterapia
O que faz na banda: Toca guitarra

Victor Zarantonello

Idade: 20
O que faz da vida: Estudante de Biologia
O que faz na banda:Vocalista

Andr? Pereira

Idade: 17
O que faz na vida: Trabalha pela RowD
O que faz na banda: Produtor

Rodrigo Cataldi

Idade: 15
O que faz da vida: Primeiro ano do ensino m?dio
O que faz na banda: Roadie