Competi?es movimentam os col?gios Cerca de cinco mil alunos, entre 11 e 18 anos, se preparam
para disputar diversas modalidades do esporte

Thiago Werneck
Colabora??o*
19/04/2007

Os col?gios interessados em participar dos jogos intercolegiais deste ano devem se apressar. O prazo limite para as inscri?es termina nesta sexta-feira, dia 20 de abril. Para inscrever suas equipes nas modalidades: corrida r?stica, futebol, atletismo, peteca, queimada, nata??o e xadrez. A expectativa ? de que cinco mil estudantes disputem as competi?es. As escolas t?m que garantir suas vagas, mas ainda n?o precisam indicar os alunos que v?o represent?-la. Isso s? acontece dias antes do in?cio de cada disputa.

Todos os col?gios da cidade podem participar. Os estudantes s?o divididos em duas categorias: Infantil (nascidos entre 1989 e 1991) e Juvenil (nascidos entre 1992 e 1995). No dia 5 de maio come?a a competi??o com a Corrida R?stica. As datas para as outras modalidades ainda ser?o definidas. No pr?ximo dia 26 de abril, haver? o sorteio de chaves e o congresso t?cnico. Nesse dia ser? definido quantos alunos v?o poder ser inscritos por cada modalidade, al?m serem de debatidas as regras e as poss?veis datas.

Algumas recomenda?es
Alguns pontos j? est?o fechados. No caso do futebol e da queimada, cada escola pode escalar uma equipe por categoria. Nos esportes individuais o n?mero m?ximo de alunos inscritos ficar? definido tamb?m, dia 26 de abril. As datas dependem da disponibilidade de campos, quadras, piscinas e tabuleiros de xadrez que s?o emprestados por escolas e clubes da cidade. Quando se trata de datas, a ?nica certeza ? de que a primeira etapa dos Jogos Intercolegiais terminam no primeiro semestre.

Isso porque no segundo mudam as modalidades da competi??o. A partir da?, passa a ser a vez dos esportes de quadra. Futsal, voleibol, handbol e basquete entram no calend?rio esportivo escolar. As competi?es s?o disputadas em gin?sios fechados da cidade. As escolas interessadas em participar devem entrar em conta com a subsecretaria de esporte e lazer da prefeitura, atrav?s do telefone: 3690-7849.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora