N?cleo do programa Segundo Tempo abre inscri?es Programa tem por objetivo possibilitar acesso ? pr?tica esportiva gratuita, refor?o escolar e alimentar a crian?as e adolescentes

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
19/04/2007

O N?cleo S?o Pedro do Programa Segundo Tempo est? com inscri?es abertas para crian?as e adolescentes que tenham interesse em participar das oficinas esportivas. As atividades acontecem na Faculdade de Educa??o F?sica (Faefid) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Lan?ado em Juiz de Fora no dia 15 de setembro do ano passado, o programa, que faz parte da parceria entre o Minist?rio dos Esportes e o Instituto Cidade, tem como objetivo possibilitar acesso ? pr?tica esportiva gratuita, refor?o escolar e alimentar a crian?as e adolescentes cadastrados durante o per?odo em que eles n?o estiverem na escola. Atrav?s do esporte, a iniciativa tem tamb?m a finalidade de preencher o espa?o ocioso dos jovens e aumentar a auto-estima dos mesmos.

Atualmente, o n?cleo conta com a participa??o de 60 jovens, para um total de 200 vagas. Oficinas como capoeira, dan?a, gin?stica e demais esportes acontecem no n?cleo duas vezes por semana com hor?rios pela manh? e tarde. Cada aluno pode escolher duas oficinas.

Al?m do n?cleo S?o Pedro, Juiz de Fora conta com outros nos bairros S?o Benedito, Monte Castelo, Linhares, Retiro e J?quei Clube. Segundo o presidente do Instituto Cidade, Jos? Augusto da Silva, as pessoas interessadas podem se inscrever em qualquer n?cleo, para isso basta procurar os coordenadores locais e fazerem seus cadastros.

Como participar
"Quem se interessar pode nos procurar que criamos alternativas, mesmo que as vagas estejam preenchidas. A nossa avalia??o ? extremamente positiva desse per?odo do programa. ? o esporte em prol da sociedade e temos percebido um grande engajamento de todos", diz Jos? Augusto.

O presidente do Instituto lembra que n?o somente atividades esportivas s?o realizadas pelos componentes dos n?cleos, atividades como teatro e reciclagem tamb?m fazem parte das atividades. Assim, segundo ele, jovens e adolescentes come?am a agir n?o somente como desportistas nas comunidades em que vivem, mas tamb?m como pessoas atuantes no meio social.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF