Rally dos Inconfidentes ? pura adrenalina em JF Mais de cem carros partem do Cascatinha rumo ? Matias
Barbosa, para percorrer 90km de trilhas e matas fechadas

Thiago Werneck
Colabora??o*
20/04/2007

Em Juiz de Fora, nem s? atrav?s do feriado ser? lembrada a data da morte de Tiradentes, o l?der da Inconfid?ncia Mineira de 1779. Neste s?bado, dia 21 de abril, cerca de 220 pessoas comandam cem carros no Rally dos Inconfidentes, que tem in?cio ?s 9h, com sa?da do bairro Cascatinha, rumo ? Matias Barbosa.

Os competidores v?o encarar 90 km de montanhas, morros e mata fechada. A prova ? de regularidade e, por isso, os pilotos t?m que achar o ponto ideal entre dirigir r?pido e devagar, para ganhar a prova. No decorrer do percurso s?o 37 postos de observa??o onde o carro n?o pode passar nem abaixo e nem acima do tempo pr?-determinado pela organiza??o.

O problema ? que os pilotos n?o sabem onde est?o sendo monitorados e ? nessa hora que entra a figura important?ssima do navegador. ? ele quem, atrav?s de um computador de bordo, tem que passar os melhores dados ao piloto e sempre gui?-lo para o caminho certo, seguindo a planilha distribu?da antes da prova.

Solidariedade
O Rally dos Inconfidentes ? a segunda etapa, da 10?Copa Mineira de Rally de regularidade e tamb?m da primeira do Campeonato Carioca de Rally. O diretor t?cnico da prova, Cristiano Serpa explica que ? a primeira vez que as duas competi?es est?o unidas. "A gente sempre quis juntar os dois torneios em uma prova de Juiz de Fora. S?o pessoas de todo pa?s conhecendo um pouco as trilhas da cidade", conta.

Na chegada, a pontua??o de cada competidor ? separada e assim se contabiliza os pontos para Campeonato Mineiro e Carioca. No ato da inscri??o, cada dupla paga uma taxa de R$ 90 e doa uma cesta b?sica que ser? entregue ? uma institui??o carente de Juiz de Fora. Em 2006, mais de uma tonelada de alimentos foi arrecadada.

A prova

Carro em rally No s?bado, ?s 9h, sai o primeiro carro da Ladeira Alexandre Leonel, no Cascatinha. Em seguida, a cada um minuto, outro carro d? a partida. Com isso, por volta de 10h40 sai o ?ltimo ve?culo. Todos t?m quatro horas e vinte minutos para fazer todo percurso at? Matias e retornar, pelo asfalto, ? Juiz de Fora. O ponto de chegada fica ? Avenida Deusdedith Salgado, 5201, no Salvaterra. ?s 18h acontece a apura??o de resultados e premia??o dos campe?es.

O ponto alto da prova acontece em um momento raro no rally. Ser? quando os competidores passarem por Matias Barbosa. L?, eles ter?o que fazer a maior velocidade poss?vel para ter boa nota. A novidade ? que foi montada uma arena para que o p?blico possa acompanhar a passagem dos carros. A presen?a de espectadores nas provas de rally ? pouco comum nas competi?es oficiais.

Os dois campeonatos s?o divididos por categorias: Super Master, Master, S?nior e Willys. A Super Master ? uma esp?cie de primeira divis?o do rally: somente dez competidores fazem parte desse grupo, que conta com pilotos e navegadores que t?m os melhores carros, e curr?culos com t?tulos importantes.

J? a categoria Master funciona como segunda divis?o e classifica os dois primeiros para Super Master. Ela conta com competidores que est?o quase chegando ao n?vel da primeira divis?o. Na S?nior participam os que t?m alguma experi?ncia, com bom carros e que muitas vezes tem carreira promissora na categoria. Na Willys ficam pilotos e navegadores que t?m jipes mais antigos e que n?o tem condi??o de competir nas outras categorias.

Na sexta-feira , dia 20 de abril aconteceu uma largada promocional, mas sem nenhuma corrida. Os participantes fazem inscri??o e adesivam os carros. Al?m disso, a Federa??o Mineira faz um vistoria nos jipes dando seu aval para os competidores largarem no s?bado.

Juiz de Fora no Rally dos Inconfidentes

Das cem duplas que participam desta etapa, 25 s?o de Juiz de Fora. O destaque fica por conta de duas duplas que competem pela Super Master. Os corredores da cidade Breno e Fernando Soares venceram a primeira etapa e lideram a competi??o. Al?m deles, a dupla juizforana, Braulio e Fernando Laje tamb?m corre na primeira divis?o colhendo bons resultados.

Segundo Cristiano Serpa, Juiz de Fora tem excelentes resultados e ?timos competidores a n?vel nacional."Estamos no caminho certo, o esporte ganha cada vez mais adeptos e nos falta mesmo ? patroc?nio. Hoje ? muito raro algu?m viver com que ganha de dinheiro no rally", destaca.

*Thiago Werneck ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora