Adiadas as inscri?es para I Travessia das ?guas Corpo de Bombeiros e ?rg?os ambientais precisam autorizar o evento

Rep?rter:
S?lvia Zoche e
Colabora??o:
Guilherme Oliveira*
24/04/2007

Os interessados em participar da "I Travessia das ?guas" de Juiz de Fora, programada para acontecer no dia 20 de maio, na represa Jo?o Penido, ter?o que aguardar para se inscrever para o evento. O an?ncio feito pela organiza??o de que as inscri?es j? estariam abertas n?o aconteceu. Isto porque ainda existem alguns procedimentos padr?es a serem adotados pelos organizadores da travessia, para tornar o evento vi?vel.

O primeiro passo ? conseguir uma autoriza??o do Corpo de Bombeiros. De acordo com a atleta Paola Sarmento, que colabora na organiza??o do evento, foi enviado um projeto h? mais de duas semanas. "N?s quer?amos quatro barcos com dois bombeiros em cada, por seguran?a. Nos passaram um pre?o de dois barcos e quatro bombeiros e eu falei que precisava de uma semana para analisar".

Por?m, como informou o capit?o Santiago, do 4? Batalh?o de Bombeiro Militar de Juiz de Fora (4? BBM/JF), n?o foi encontrado nenhum projeto relativo ? travessia. O subtenente Zanganelli, da 5? Cia. de Preven??o do 4? BBM tamb?m n?o encontrou nenhum documento. O capit?o diz que os organizadores podem pedir apoio, com a presen?a dos bombeiros na represa no dia da travessia. Mas ? estritamente necess?rio que antes levem o projeto do evento para ser analisado, e ver se atende ?s normas de seguran?a do Corpo de Bombeiros.

"Se forem armar uma tenda, colocar som, palco, por exemplo. Precisamos saber o que ?", diz. O subtenente lembra que ? necess?rio procurar um engenheiro credenciado nos Bombeiros para examinar como ser? este evento e fazer uma vistoria e comenta que "sem a autoriza??o dos bombeiros, a prefeitura n?o deve liberar o evento".

Um dos organizadores da travessia, Sidney Kneipp, assim como Paola, dizem que j? enviaram o projeto para prefeitura, mas n?o obtiveram resposta. "N?o adianta decidir tudo, se prefeitura n?o d? a autoriza??o. Agora eles falaram que tem que procurar a Cesama. Na Cesama, falam que tem que conversar com a Agenda/JF", diz Paola. O subsecret?rio de Esporte e Lazer da PJF, Ricardo Wagner, fala que d? todo apoio aos eventos de esporte, mas antes os organizadores precisam da autoriza??o dos ?rg?os ambientais. "Sem isso, n?o podemos fazer nada. Eles t?m que contactar tamb?m o Corpo de Bombeiros, ver se a Federa??o est? de acordo...". A assessoria da Cesama marcou uma reuni?o com Sidney para esta quarta, 23 de abri, ?s 15h.

Al?m disso os organizadores precisam enviar um contrato que isenta o respons?vel pelo local, no caso o Clube N?utico, que ? passagem para a represa, assumindo todas as responsabilidades decorrentes da travessia. "Est? tudo acertado. S? falta levar o contrato", relata Paola.

Inicialmente, a data para a travessia estava marcada para 20 de maio. Sidney informa que se conseguir as autoriza?es at? o fim desta semana, pretende manter o dia. Caso contr?rio, deve adiar a travessia por mais sete dias. Por enquanto, as inscri?es n?o est?o abertas, como os organizadores informaram no dia 19 de mar?o deste ano.

*Guilherme Oliveira ? estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora