Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 10h20

Curso in?dito de Navega??o em Rally de Velocidade movimenta JF

Daniele Gruppi
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Juiz de Fora vai sediar nos dias 7 e 8 de fevereiro o Curso de Navega??o em Rally de Velocidade. Trata-se de uma oportunidade para navegadores e pilotos de rally aprimorarem os conhecimentos na ?rea.

Segundo um dos organizadores do curso, Luiz Felipe Carvalho Mendes, a iniciativa ? in?dita no pa?s por incluir conte?do te?rico e pr?tico. O objetivo ? permitir aos alunos conhecer e vivenciar conceitos, compet?ncias e t?cnicas inerentes ? fun??o do navegador em um Rally de Velocidade, enfatizando as provas com as caracter?sticas do Campeonato Brasileiro de Rally (CBR).

O curso te?rico ser? ministrado por Marcos Debien, ?nico mineiro a vencer na Classifica??o Geral do Campeonato Brasileiro de Rally, em 1987, com Alexandre Mol e, em 1996, com Paulo Lemos. Entre os temas que ser?o abordados nas aulas te?ricas est?o as normas de seguran?a na dire??o. A parte pr?tica ser? realizada em carro oficial de competi??o.

Para Mendes, um bom navegador precisa de sangue frio, de muita concentra??o, al?m de uma boa rela??o com o piloto. "N?o existe piloto sem o navegador e vice-versa", complementa. Ele afirma ainda que o navegador precisa estar em constante aprendizagem. "A toler?ncia para o erro ? zero."

O organizador teve a ideia de promover o curso quando decidiu come?ar a competir e percebeu que necessitava ampliar seus conhecimentos. "O esporte no Brasil precisa se profissionalizar. N?o existe nada direcionado para rally. Geralmente, o que est? na m?dia se refere ?s provas em asfalto. Procurei o Rallye Clube MG, que j? havia ministrado dois cursos te?ricos, e resolvemos promover um que englobasse a parte pr?tica tamb?m."

Apesar de Juiz de Fora ser considerado um celeiro de rallyzeiros, n?o houve interessados na cidade pelo curso. "Recebemos inscri?es de atletas de diversas regi?es, como Florian?polis, mas nenhum da cidade."