• Assinantes
  • Esporte

    Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009, atualizada às 10h20

    Curso inédito de Navegação em Rally de Velocidade movimenta JF

    Daniele Gruppi
    Repórter
    Madalena Fernandes
    Revisão

    Juiz de Fora vai sediar nos dias 7 e 8 de fevereiro o Curso de Navegação em Rally de Velocidade. Trata-se de uma oportunidade para navegadores e pilotos de rally aprimorarem os conhecimentos na área.

    Segundo um dos organizadores do curso, Luiz Felipe Carvalho Mendes, a iniciativa é inédita no país por incluir conteúdo teórico e prático. O objetivo é permitir aos alunos conhecer e vivenciar conceitos, competências e técnicas inerentes à função do navegador em um Rally de Velocidade, enfatizando as provas com as características do Campeonato Brasileiro de Rally (CBR).

    O curso teórico será ministrado por Marcos Debien, único mineiro a vencer na Classificação Geral do Campeonato Brasileiro de Rally, em 1987, com Alexandre Mol e, em 1996, com Paulo Lemos. Entre os temas que serão abordados nas aulas teóricas estão as normas de segurança na direção. A parte prática será realizada em carro oficial de competição.

    Para Mendes, um bom navegador precisa de sangue frio, de muita concentração, além de uma boa relação com o piloto. "Não existe piloto sem o navegador e vice-versa", complementa. Ele afirma ainda que o navegador precisa estar em constante aprendizagem. "A tolerância para o erro é zero."

    O organizador teve a ideia de promover o curso quando decidiu começar a competir e percebeu que necessitava ampliar seus conhecimentos. "O esporte no Brasil precisa se profissionalizar. Não existe nada direcionado para rally. Geralmente, o que está na mídia se refere às provas em asfalto. Procurei o Rallye Clube MG, que já havia ministrado dois cursos teóricos, e resolvemos promover um que englobasse a parte prática também."

    Apesar de Juiz de Fora ser considerado um celeiro de rallyzeiros, não houve interessados na cidade pelo curso. "Recebemos inscrições de atletas de diversas regiões, como Florianópolis, mas nenhum da cidade."

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.