• Assinantes
  • Esporte
    Terça-feira, 0=8 de setembro de 2009, atualizada às 17h24

    Competição nacional de Donwhill será realizada em Juiz de Fora

    Aline Furtado
    Repórter

    Juiz de Fora vai sediar uma competição nacional de Donwhill, modalidade esportiva que é uma variação do ciclismo, na qual os pilotos cumprem percursos definidos em descidas de morros e montanhas. A prova está agendada para os dias 31 de outubro e 1º de novembro e a organização aguarda o repasse de verba do governo federal para a realização.

    A largada ocorre no Morro do Cristo, na trilha conhecida como Trilha do Tostão, e a chegada está prevista para a rua Constantino Paleta, no Centro. A largada é feita de forma individual e cada piloto portará um chip, que marcará o tempo e a velocidade.

    O que define a competição é o tempo, além de ser necessária muita habilidade dos atletas. "Existem obstáculos naturais, como galhos de árvores, pedras, curvas e depressões. Além disso, são colocados obstáculos como rampas, que aumentam o desafio e tornam o percurso mais interessante", explica o ciclista e organizador da prova, Miguel Giovanini

    Outras provas de Donwhill já foram realizadas em Juiz de Fora, mas esta será a primeira vez que a cidade sedia uma prova de âmbito nacional. "A expectativa é de receber competidores de várias regiões do Brasil, reunindo cerca de 200 atletas", informa Giovanini.

    Além do caráter competitivo, a ideia é despertar a atenção da população e do poder público para a necessidade de recuperação da região do Morro do Cristo. "Durante a competição, buscaremos explorar a área de forma sustentável, englobando meio ambiente, comunidade e atividade esportiva."

    Durante a prática do Donwhill são utilizados equipamentos especiais, como a bicicleta, que apresenta cerca de 20 quilos a mais que a tradicional. Além disso, os pneus são reforçados e os freios são hidráulicos. Os atletas utilizam proteções para os cotovelos, ombros, joelhos, costas e cabeça.

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.