Sexta-feira, 23 de outubro de 2009, atualizada às 16h01

Juiz de Fora sedia Jogos Pan-Americanos Escolares

Clecius Campos
Repórter

Juiz de Fora foi escolhida para sediar a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Escolares. O anúncio foi feito pelo secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda. A cidade venceu a concorrência contra a capital de Porto Rico, San Juan, e a cidade do México, e abrigará a competição entre os dias 12 e 19 de junho de 2010.

De acordo com Miranda, as condições gerais da cidade e a nova estrutura de esporte da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), prevista para ser inaugurada em janeiro de 2010, foram os maiores trunfos de Juiz de Fora. "Por meio de parceria, vamos utilizar todos os equipamentos que a instituição vai dispor. Utilizaremos também as quadras e ginásios presentes nas escolas, já que os jogos são estudantis."

Segundo o secretário, ainda não é possível prever a quantidade de atletas que participarão do evento. Ele adianta que, conforme as primeiras deliberações a respeito da competição, cada delegação pode trazer 127 membros, entre atletas e equipe técnica. "Se conseguirmos a participação de dez países, teremos pelo menos 1.270 estrangeiros na cidade."

A Prefeitura, a UFJF, a Confederação Brasileira de Desportos Escolares (CBDE), a Confederação Internacional de Desportos Escolares (CIDE) e o Ministério dos Esportes iniciam a divulgação do evento para as demais federações das Américas Central, do Sul e do Norte e do Caribe. Os países têm até 30 de março de 2010 para inscrever suas seleções nas modalidades futebol, vôlei, basquete, natação e atletismo. "Estamos negociando a inclusão do handebol, por ser o esporte mais praticado nas escolas no Brasil."

Recursos são do Ministério dos Esportes

Segundo Miranda, a maioria dos investimentos necessários para a realização dos jogos são recursos do Ministério dos Esportes, que já estão sendo aplicados na UFJF. Ele espera ainda maior aporte de verba para a logística. "A contrapartida da Prefeitura será destinada à mobilidade e à alimentação das delegações. Não podemos precisar o volume que será gasto, pois dependemos da confirmação dos países. Para o apoio in loco, serão selecionados voluntários de diversas áreas."

Ginásio Municipal

Para Miranda, o evento é mais um impulso para a construção do Ginásio Municipal. Segundo o secretário, a Prefeitura conta com verba de R$ 4,5 milhões, vinda do Ministério dos Esportes, para o empreendimento. No entanto, com o atraso no início das obras, a empresa responsável aponta a necessidade de revisão no valor dos custos. "Estamos em negociação com a empresa a fim de que a obra seja barateada. O custo total do ginásio é de R$ 10,5 milhões."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Titulo da nota

{$reporter}
Repórter