Terça-feira, 5 de janeiro de 2010, atualizada às 17h45

Acervo da história recente do esporte em Juiz de Fora será restaurado

Clecius Campos
Repórter

O acervo histórico pertencente à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) passará por processo de restauração. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) liberou a verba de R$ 13 mil para execução do projeto, que é uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a SEL e o Arquivo Histórico do município.

De acordo com o titular da SEL, Renato Miranda, a expectativa é de que a higienização, a recuperação, a organização, o cadastro em catálogo e a possível digitalização de alguns registros sejam finalizados em 12 meses. "A intenção é terminar esse trabalho até o início do próximo ano e depois disponibilizá-lo para consulta." O local onde o material deverá ser acondicionado e exposto ainda está indefinido.

Os papéis estão atualmente acondicionados em caixas, de forma desordenada, no prédio da SEL. Entre eles, fotografias, documentos, reportagens, regulamentos de competições e registros da participação de diversos atletas em torneios locais e regionais, guardados nos últimos 25 anos.

Conforme Miranda, existem conjuntos de fotografias de eventos esportivos tradicionais na cidade, que podem ajudar a contar a história de competições, como a Corrida da Fogueira. Reportagens e súmulas comprovam a participação do então jogador de vôlei local Giovane Gávio nos Jogos do Interior de Minas de 1986. "Há ainda muitas informações sobre torneios que não existem mais ou mudaram de nome. É importante resgatar história para que tais registros não percam seu valor." Segundo Miranda, ainda não é possível dizer o volume de objetos que podem ser recuperados e catalogados.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes