• Assinantes
  • Esporte

    Hidrokaratê une empirismo milenar a impacto zeroA intenção da nova metodologia de treinamento é aliar os benefícios da hidroginástica ao trabalho cognitivo que envolve a prática do karatê

    Clecius Campos
    Repórter
    26/2/2010

    O hidrokaratê é uma metodologia de treinamento que une a prática do katar — modalidade de exibição de movimentos do karatê — aos benefícios da hidroginástica. O método foi inventado e registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pelo educador físico, Ronaldo Miana, que descobriu que o meio líquido o auxiliava na correção de movimentos.

    "Os exercícios na água me ajudavam na correção biomecânica de golpes. Quando treinava no meio aquático, percebia que o resultado era muito satisfatório em termos de potência, tônus muscular e flexibilidade. Resolvi investir na nova forma de treinamento."

    Praticante de karatê-do desde meados dos anos 70, Miana aprofundou seu conhecimento sobre a hidroginástica e sugeriu a mistura das modalidades. "Pensei em aliar a repetição dos movimentos em meio líquido, inspirado na hidroginástica, que permite o exercício sem impacto, ao trabalho cognitivo que envolve a prática do karatê." O resultado é uma metodologia de treinamento que não só permite perda de calorias e fortalecimento muscular, como também proporciona bom funcionamento biomecânico do corpo.

    "Os chutes, socos e movimentos de defesa do karatê exercitam várias partes do corpo e a necessidade de memorização também faz bem para o cérebro. Devido ao trabalho global, posso dizer que o benefício é neuro-osteomuscular, com um fortalecimento que acontece de dentro para fora. As situações de equilíbrio e desequilíbrio, proporcionadas pelo movimento da água, acionam pequenas cadeias musculares, que são fortificadas. Além disso, o empirismo milenar do karatê, estudado há centenas de anos, mostra que a pessoa que pratica o esporte é mais determinada, mais centrada, que cultiva o bem-estar."

    Foto de aula de hidrokarate Foto de aula de hidrokarate

    O hidrokaratê pode ser praticado por pessoas de todas as idades. É indicado para a terceira idade, pois, com movimentos leves, a atividade fica mais semelhante à hidroginástica, porém com as vantagens do karatê. Mulheres também são beneficiadas com os exercícios que promovem ganho de massa magra, sem a violência da luta e com menos possibilidade de lesões, devido ao impacto zero. Segundo Miana, atletas de ponta também podem fazer uso da metodologia como preparação física. "Se feitos de forma mais rápida no meio líquido, a água gera resistência e funciona como sobrecarga ao exercício, porém livre de impacto."

    Versatilidade

    A filha do professor, Sula Miana, comemora a versatilidade do hidrokaratê. "Quando quero relaxar, faço os movimentos de forma mais devagar, mais light. Quando estou disposta a queimar as gordurinhas, forço um pouco mais e saio cansada da aula. Você mesmo coloca a sua carga." Ela afirma ter tido bons resultados com a metodologia criada pelo pai. "Durante um ano de musculação perdi 3% de gordura corporal. Em dois meses de hidrokaratê a perda foi de 1%."

    A professora de educação física Dyana Lustosa Marçal, que já experimentou uma aula ou outra, afirma que o trabalho corporal é completo. "Membros superiores e inferiores são bem exercitados. Dependendo do ritmo de cada aluno, a atividade física é intensa e eficaz. Quem quiser escolher o hidrokaratê como único exercício, terá um programa completo que libera o estresse e torneia os músculos."

    As aulas de hidrokaratê ocorrem três vezes por semana. A mensalidade é de R$ 80. Segundo Miana, a frequência é ideal para quem quer fazer um exercício mais "puxado". "O intervalo é tão importante quanto a atividade, para que haja as reposições metabólicas. Se a intenção for apenas relaxar, as aulas podem ser diárias."

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.