Quinta-feira, 4 de março de 2010, atualizada às 19h

Evento de aventura reúne ciclistas que cumprirão o trajeto de Juiz de Fora a Cabo Frio em estradas de terra

Aline Furtado
Repórter

A segunda edição do Ciclotour Off Road será realizada entre os dias 29 de maio e 4 de junho entre Juiz de Fora e Cabo Frio. De acordo com um dos organizadores, Marcus Cezar Reis, o objetivo do evento é a aventura. "Vamos percorrer 450 quilômetros. Todo este trajeto será feito em estradas de terra. Dos sete dias do evento, cinco são pedalando."

A ideia surgiu há aproximadamente cinco anos, quando Reis realizou, sozinho, uma viagem a Cabo Frio."Anos depois, fiz a viagem com um amigo. A partir daí, tivemos a ideia de mobilizar um grupo maior." Entre as cidades por onde passará a equipe estão Mar de Espanha, Sumidouro, Lumiar, Duas Barras, entre outras.

Segundo o organizador, o grupo deve ter no máximo 25 participantes, devido ao número reduzido de leitos nos municípios por onde passa. Um dos pré-requisitos para participar do Ciclotour Off Road é ter o hábito de pedalar no mínimo 30 quilômetros por dia. "A partir do momento em que a pessoa efetua a inscrição, passa por um período de adaptação e preparação, já que, durante o evento, chega-se a pedalar 80 quilômetros em um só dia." Uma dica para os interessados é praticar atividades físicas paralelamente, a fim de melhorar o condicionamento físico.

A primeira edição do Ciclotour Off Road, no ano passado, contou com 14 participantes. "Foi além das nossas expectativas, reunindo pessoas de outros estados. Para este ano, esperamos uma turma ainda maior e não descartamos a possibilidade de criar novos grupos para outras épocas do ano." Para Reis, a paisagem, formada por montanhas e cachoeiras, é um atrativo extra. Um carro de apoio leva todo o material, como roupas, ferramentas e alimento, e não acompanha os participantes durante o percurso para que não haja qualquer tipo de interferência. Podem participar do evento pessoas acima de 16 anos, sendo que os menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais ou responsáveis.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes