Quinta-feira, 27 de mar?o de 2008, atualizada ?s 9h

Tupi: primeiro time a garantir a classifica??o para as semifinais do Campeonato Mineiro



Renata Solano
*Colabora??o

Independente do resultado das outras equipes, o Galo Carij? j? carimbou seu passaporte para a segunda etapa do Campeonato Mineiro. O Tupi est? na quadrangular, entre os quatro melhores do estado e garante um show para os torcedores na disputa contra o Cruzeiro no domingo, dia 06 de abril.

Com o resultado de 2 a 0 em cima do Villa Nova, na casa do advers?rio, a equipe do Santa Terezinha colocou o cora??o na chuteira e garantiu a classifica??o. Se vencer da Raposa, em casa, o Tupi entra nas semifinais com uma vantagem nos pontos. Por causa da vit?ria na casa do advers?rio nessa quarta-feira, dia 26 de mar?o, os jogadores do Tupi recebem um premia??o da prefeitura de Juiz de Fora no valor de R$ 20 mil que deve ser dividido entre os atletas.

"Sem a press?o de vencer para garantir a classifica??o, tenho certeza que a equipe vai entrar mais tranq?ila e confiante em campo no jogo do dia 06. Tem cinco jogos que estou no comando no Tupi e sei que peguei uma equipe boa e j? bem estruturada, o mais importante ? a uni?o dos jogadores e a garra que eles t?m", afirma o t?cnico Jo?o Carlos.

Para o volante Caetano, a equipe tem feito uma campanha excelente. "Quando a gente perdeu contra o Atl?tico muita gente colocou todo nosso trabalho por baixo, mas em todos os jogos perdemos apenas um e somos os primeiros a nos classificar e voltamos para a lideran?a do campeonato estadual. Tenho certeza que depois de descansarmos um pouco, porque merecemos e precisamos, vamos voltar para o campo com muita anima??o e for?a de vontade", comenta.

Imagem do t?cnico Jo?o Carlos Segundo Jo?o Carlos, os atletas do Carij? s?o lutadores, com trabalho forte e de qualidade. "? preciso muita paci?ncia e est? sendo f?cil trabalhar com essa turma a?. Temos que fazer o gol porque isso ? importante, garantir o gol, uma boa finaliza??o e temos atletas muito capazes: Gedeon, Caetano, Edimar, Luciano e outros, todo mundo est? jogando muito bem", afirma.

? importante lembrar que para o Atl?tico Mineiro conseguir passar o Galo de Juiz de Fora, o time precisa ganhar os dois jogos para chegar aos 24 pontos e torcer para o Tupi perder contra o Cruzeiro. Al?m disso, a Raposa, para garantir uma boa coloca??o e assumir a lideran?a isolada novamente, precisa vencer os dois jogos finais, assim fica com 25 pontos.

Caso o Tupi consiga a vit?ria contra a Raposa, vai ficar com 24 pontos; se na disputa houver empate, o Tupi soma apenas um ponto e ficar? com 22. Nas regras da Federa??o Mineira, o melhor time do interior garante a vaga para a s?rie C da Copa do Brasil, mas n?o est? clero se ? o melhor time da fase 1 ou o melhor do campeonato inteiro, portanto, o Carij? tem grandes chances de conseguir a vaga. "N?o podemos perder nenhuma oportunidade, jogando em casa, temos possibilidade de vencer o Cruzeiro. Temos quase dez dias pela frente e acho que os meninos precisam descansar um pouco", afirma o t?cnico.

Possivelmente no final de semana os atletas do Galo v?o poder descansar. "Ainda n?o decidi sobre o s?bado, mas acho que eles precisam e merecem um descanso e na segunda-feira a gente volta para um treinamento como todos os que fizemos at? agora. N?o pretendemos modificar nada, se precisar poupar algum jogador, como o Caetano que est? sentindo a pubalgia, vamos fazer, mas temos que procurar trabalhar em equipe e com a garra e determina??o de sempre", define o t?cnico.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF