Time de Futebol de 5 de Juiz de Fora inicia temporada em busca de vaga na Copa BrasilTorneio em Volta Redonda no fim de semana servirá como preparação para Regional Sudeste, que classifica para competição nacional

Victor Machado
*Colaboração
28/4/2011
Jogadores disputam partida de futebol de 5

A equipe de futebol de cinco (futebol para cegos) do Projeto Visão no Esporte vai iniciar as competições no ano de 2011. O time vem treinando desde fevereiro e estreia neste sábado, 30 de abril, no torneio Taça da Cidade de Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Além da equipe de Juiz de Fora, participam da competição o VRDC, da cidade-sede, e a Urece, do Rio de Janeiro. O principal objetivo da equipe esse ano é a classificação para a Série B da Copa Brasil.

O time Visão no Esporte é composto pelos goleiros Léo Lima e Flávio Jr., e os jogadores Adelson, Carlos Cristiano, Bruno Fernando, Felipe, Zé Augusto, Zé Maria, Rawdrey e Welton. O técnico do time é Léo Lima e os auxiliares são Maycon Eduardo e Cíntia Pereira. Segundo o treinador e goleiro Léo Lima, todos estão bastante animados e motivados para o começo da temporada. "Uma coisa é treinar e outra é competir. Estão todos querendo jogar."

O torneio deste fim de semana serve como preparação para o Regional Sudeste de Futebol de 5 que será realizado em julho no Rio de Janeiro e é a primeira competição oficial da temporada. Lima explica que tal torneio serve como seletiva para a Copa Brasil da modalidade.

Por ser uma equipe nova, o Visão no Esporte tem a possibilidade de disputar a Série B da Copa Brasil. "Conseguimos disputar o ano passado. Quem sabe esse ano passamos para o grupo A?" Segundo Lima, a equipe de Juiz de Fora é a mais nova do país, mas o treinador está confiante na classificação. 

Mudanças

Em relação ao ano passado, o time recebeu a chegada de dois jogadores. Zé Maria e Zé Augusto são os reforços para 2011. "Não perdemos nenhum jogador e ainda ganhamos dois reforços. Isso é muito bom para a temporada", comemora o treinador. O destaque da equipe é o atacante Bruno Fernando. Lima afirma que o jogador tem uma ótima noção tática, técnica apurada e, sempre, se destacou no futebol de 5.

Para melhorar o rendimento em 2010, Lima deixou de ser apenas o treinador e passou a ser goleiro. "Foi um pedido da equipe que acabou melhorando." O goleiro no futebol de 5 é o único jogador que enxerga. Enquanto treinador, Lima tinha uma restrição no momento de orientar a equipe. "Em campo, o goleiro pode orientar melhor e dar noção tática para os jogadores. O treinador tem que falar pouco durante a partida." 

Estreia em JF

Após a competição em Volta Redonda, os atletas disputam um jogo amistoso contra a equipe VRDC, no dia 7 de maio, na quadra do Sesi de Juiz de Fora, às 15h. A partida marca a estreia do Visão no Esporte em Juiz de Fora na temporada 2011.

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken