Phishing Scam

Por

Phishing Scam ACESSA.com orienta usu?rios sobre envio de mensagem com nome da empresa. Cuidado: pode se tratar de um scam

Fernanda Leonel
Rep?rter

Nos ?ltimos dias, alguns usu?rios da ACESSA.com t?m procurado o Suporte T?cnico da empresa para esclarecer a respeito de um email enviado por um remetente identificado como "Grupo Arroba" que se diz representar o provedor para avisar aos usu?rios da necessidade de recadastramento de seu e-mail pessoal antes que ele expire.

Se voc? ? usu?rio do Provedor e tamb?m recebeu esse e-mail, aten??o: a mensagem trata-se de Phishing Scam. Este ? o nome dado a umas das mais comuns e perigosas amea?as atuais da internet. O objetivo ? tentar roubar dados como id login e senha dos usu?rios, instalando arquivos execut?veis (geralmente com extens?o: zip, exe, src) em seu computador. A isca principal ? o link. Voc? clica no local indicado e ? levado at? um site forjado que imita o site da empresa citada na mensagem.

Segundo o diretor t?cnico da ACESSA.com, S?rgio Guimar?es de Faria, estes pedidos de atualiza??o de cadastros via email devem sempre ser vistos com desconfian?a pelos internautas. "Nenhuma empresa ou institui??o tem como praxe pedidos de atualiza??o de cadastros por email", alerta.

Portanto, a ACESSA.com n?o manda nenhum tipo de notifica??o de recadastramento de e-mail ou comunica??o que pe?a seus dados pessoais ou indique a necessidade de algum clique em determinado link - o grande perigo quando o assunto ? scams.

Segundo o supervisor do Suporte T?cnico da ACESSA.com, Renato Fraga Lopes, o contato realizado pela empresa via e-mail s? acontece em situa?es especif?cas. Os e-mails do suporte podem informar o funcionamento do plant?o em datas como carnaval e ano novo, sobre uma poss?vel interrup??o do servidor ou podem ser a resposta ? alguma d?vida solicitada pelo pr?prio usu?rio.

"Mas esses e-mails s?o realmente muito espor?dicos, em raz?o das datas desses "plant?es" especiais serem em datas espec?ficas e da poss?vel interrup??o do servidor, por exemplo, quase n?o acontecer. O usu?rio da ACESSA.com pode descartar mesmo a id?ia desses e-mails serem daqui, e n?o clicar em nada que eles pedem", alerta.

Ajuda no bloqueio
Al?m da aten??o e da desconfian?a que o usu?rio deve ter ao receber estes tipos de mensagens, outra forma de preven??o, que ajuda a bloquear os scams, ? o servi?o de pol?tica anti-spam, j? que os scams possuem caracter?sticas de spams (lixo na caixa postal), embora se trate de uma mensagem, aparentemente comum, o que dificulta a barragem pelo programa anti-spams na maioria dos casos.

Para assegurar essa preven??o, os usu?rios ACESSA.com podem personalizar a pol?tica anti-spam atrav?s das cinco op?es de bloqueio dispon?veis - radical, forte, m?dia, fraca ou nenhuma. (entenda as pol?ticas anti-spam da ACESSA.com e tire suas d?vidas).

Al?m da pol?tica anti-spam, h? outras duas alternativas para evitar que seu endere?o eletr?nico seja bombardeado por essas desagrad?veis mensagens. A Prote??o Extra - um recurso a mais que foi desenvolvido com base no estudo da ACESSA.com das caracter?sticas dos spams normalmente enviados pela internet - e tamb?m a Prote??o SPF.

suporte@acessa.com ou entre em contato pelo telefone: 2101-2000, todos os dias, inclusive s?bados, domingos e feriados no hor?rio de 8h ?s 0h.