Segunda-feira, 7 de dezembro de 2009, atualizada às 11h

Bom Pastor e Alto dos Passos amanhecem de ressaca após a final do Campeonato Brasileiro. 15 mil torcedores foram às ruas

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Juiz de Fora, principalmente os bairros Bom Pastor e Alto dos Passos, amanheceu de ressaca após a final do Campeonato Brasileiro, ocorrida na noite do último domingo, 6 de dezembro. A conquista do título pelo Flamengo levou cerca de 15 mil torcedores à Zona Sul da cidade, que atrai torcedores devido à concentração de bares.

De acordo com informações do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), a região recebeu quase uma tonelada de lixo a mais que durante os dias normais. "Uma equipe formada por 15 servidores, um caminhão e um ônibus para transporte foi destinada ao local para executar a limpeza na manhã de hoje [segunda-feira, 7 de dezembro]. A maioria do lixo era formada por garrafas, copos plásticos, guardanapos e papéis em geral. Outros pontos na cidade, como as ruas Santa Rita e São João, próximo à Batista de Oliveira, também ficaram bem sujas", informa o diretor de operações do departamento, José Fabiano de Resende.

Sem ocorrências

Mesmo com a grande quantidade de pessoas, a Polícia Militar (PM), não registrou ocorrências de briga ou tumulto na Zona Sul de Juiz de Fora. Para a ocasião, 113 policiais, organizados pelo 32ª Batalhão, fizeram a segurança e acompanhamento no local. O policiamento ficou concentrado nas proximidades das ruas Morais e Castro, Dom Viçoso e Machado Sobrinho. "Carros de som, ambulantes, venda de bebidas para menores e em garrafas de vidro foram proibidos. O planejamento foi realizado junto com os presidentes dos bairros São Mateus e Alto dos Passos, proprietários e bares e restaurantes, representante da Settra e fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas", explica o tenente Edward Aparecido.

De acordo com o responsável pelo planejamento e operações da 3ª Companhia de Missões Especiais (3ª CME), tenente Gilker Seito, a organização e as restrições foram os principais responsáveis pela segurança. "Como não havia carros de som e ambulantes vendendo bebidas, as chances de violência e tumulto diminuíram. Esta é uma ideia inovadora e um plano piloto já para a época da Copa do Mundo, principalmente em relação à organização do trânsito", destaca. O efetivo de policiais da 3ª CME foi de 60 oficiais. 

O trânsito também ficou bem movimentado, mas nenhuma ocorrência foi registrada. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a grande quantidade de veículos causou lentidão no tráfego após o término do jogo, principalmente do trecho central da avenida Rio Branco até o Alto dos Passos.

Satisfação garantiu segurança

Para a torcedora do Flamengo Monique Soares, outro fator que garantiu a segurança e tranquilidade dos torcedores na Zona Sul da cidade foi a alegria conjunta de todos os times cariocas. "Com a vitória do Flamengo e a permanência do Botafogo e Fluminense na primeira divisão do campeonato, não houve rivalidade entre os torcedores." A estudante de Comunicação Social assistiu ao jogo em casa, mas após a partida rumou para o Alto dos Passos para comemorar a vitória do time do coração. "Fiquei até as 22h e não vi confusão. Os policiais estavam bem distribuídos na região. O pessoal foi chegando aos poucos para a festa de comemoração."

O corintiano Lucas Mendes assistiu à partida no São Mateus, em um dos bares em frente à praça Jarbas de Lery. Ele comenta que o maior problema foi o trânsito. "Estava muito cheio." Ele destaca que o policiamento estava presente, principalmente na orientação a motoristas estacionados em locais proibidos. Em relação ao resultado do campeonato, Mendes afirma sua satisfação com a vitória rubro-negra. "Gostei. Embora o Corinthians não tenha ganhado nada, o Flamengo levar o título foi melhor que o São Paulo. Fazia tempo que a torcida flamenguista não levava o campeonato."

Retrospectiva

Após 17 anos de regime, o Flamengo voltou a ser campeão do Campeonato Brasileiro. O último título ocorreu em 1992, em continuidade aos de 1980, 1982, 1983 e 1987 (Módulo Verde da Copa União), embora este último não seja reconhecido oficialmente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Comandado pelo técnico juizforano Andrade, o time da Gávea sofreu apenas uma derrota nas últimas 17 rodadas da disputa.

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes