Terça-feira, 10 de agosto de 2010, atualizada às 17h

Movido pelo desafio, juizforano corre até Brasília durante 20 dias

Aline Furtado
Repórter

Movido por um desafio pessoal, o subtenente do Exército e pedagogo, Gerson Sávio da Silveira, 47 anos, correrá de Juiz de Fora a Brasília (veja percurso no mapa abaixo), um total de mil quilômetros, durante o período de 20 dias. A largada está marcada para 25 de agosto, data em que é comemorado o Dia do Soldado, às 8h, na sede da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, no bairro Mariano Procópio.

A intenção de Silveira é percorrer, diariamente, 50 quilômetros. "Se conseguir patrocínio para a volta, farei novamente os mesmos 50 quilômetros em cada um dos 20 dias de prova." A equipe que se deslocará até a capital do país é formada pelo militar, por um motorista e por uma pessoa que ficará responsável pela filmagem e pelo suporte, que inclui hidratação e alimentação durante o trajeto.

Segundo os cálculos do militar, os 50 quilômetros diários deverão ser cumpridos durante cinco horas e quinze minutos. "Por isso, apenas no primeiro dia, começo a correr às 8h. Nos outros dias, saio às 7h, afinal, quanto mais cedo começar, mais tempo terei para descansar e me alimentar no restante do dia." O descanso será feito em instituições militares e em hotéis.

Silveira corre há 29 anos, já tendo, inclusive, participado de ultramaratonas, que contam com provas com mais de 42,195 quilômetros. Ele diz que o desafio deverá ser cumprido com tranquilidade, pois a dedicação aos treinos foi grande. "Minha preparação incluiu média diária de corrida de 30 a 35 quilômetros. Recentemente reduzi, a fim de me resguardar, visto que não posso estar desgastado." Além disso, a alimentação diária tem sido reforçada com a introdução de suplemento alimentar na dieta.

Como experiência, ele acumula participação em provas como o Brasil Ultra Marathon, na qual obteve a 15ª colocação; três competições de 24 horas; três provas de 84 quilômetros e algumas de 50 e 42 quilômetros.

Mapa

Os textos são revisados por Thaísa Hosken