• Assinantes
  • Esporte

    Atletas aproveitam Dia de Cultura para distrair e relaxar Com a folga das partidas dos Pan-americanos Escolares, jovens tiveram oportunidade de ir ao cinema e passear

    Aline Furtado
    Repórter
    27/8/2010

    Idioma da Espanha

    A sexta-feira, 27 de agosto, foi marcada pelo descanso e pela descontração para os atletas participantes dos Jogos Pan-americanos Escolares, que serão realizados até o próximo domingo, 29 de agosto, em Juiz de Fora.

    Na data foi comemorado o Dia de Cultura, quando as competições foram suspensas e atividades culturais, como feira de artesanato, sessões de cinema e passeio no Parque do Museu Mariano Procópio (foto ao lado), foram oferecidas aos jovens.

    Na quinta-feira, dia 26, o dia comemorativo foi aberto, no Cine-Theatro Central, com shows de samba, gafieira e dança de rua, apresentados por artistas locais. A intenção da organização é proporcionar aos visitantes a possibilidade de contato com a cultura brasileira.

    O atleta de lançamento de dardos do Paraguai, Edgar Fabin, conta que o dia foi aproveitado com tranquilidade. "Como minha participação nos Jogos já foi encerrada, dá para divertir sem preocupação", conta, animado para o Arraiá do Pan, que será realizado na noite desta sexta.

    Outra empolgada com a possibilidade de desviar um pouco o foco das partidas era a atleta do vôlei, representante da delegação do Rio de Janeiro, Suzanny Figueiredo. "Neste sábado, dia 28, temos a semifinal contra a Guatemala. As atividades ajudam a relaxar, são uma espécie de reposição de energia. Mas é necessário ter a partida como prioridade."

    O Dia de Cultura será fechado com o Arraiá do Pan, que, segundo previsão da assessoria de comunicação dos Jogos, contará com a participação de aproximadamente 800 pessoas. O evento terá como atrações quadrilhas, shows, barracas de comidas típicas, painel de fotografias, além de manifestações culturais.

    A feira de artesanato, montada em estande no Calçadão da Halfeld, prossegue até o próximo sábado, dia 28. Entre os artigos comercializados estão bonés, camisas, broches, chaveiros, entre outros. O material é produzido por associações e grupos de artesãos de cidades do Circuito Caminho Novo, como Juiz de Fora, Santos Dumont, Simão Pereira, Santana do Deserto, Matias Barbosa.

    Recepção

    Paralelo às atividades, atletas representantes da Colômbia, Paraguai, Guatemala e República Dominicana visitaram, nesta sexta-feira, as escolas municipais Presidente Tancredo Neves, no bairro São Pedro, e José Calil Ahouagi, no Marilândia. Na ocasião, alunos apresentaram números de dança, falaram sobre alguns costumes brasileiros, além de terem esclarecido dúvidas e curiosidades a respeito do esporte.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.