• Assinantes
  • Esporte
    Quarta-feira, 22 de setembro de 2010, atualizada às 10h

    Ubá sedia a VIII Olimpíada Regional das APAEs

    Pablo Cordeiro
    Repórter

    Com o objetivo principal da inclusão social, Ubá irá sediar a VIII Olimpíada Regional das APAEs da Zona da Mata. O evento ocorre entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Um total de 260 participantes, de 11 APAEs, estão confirmados e disputarão natação, capoeira, atletismo, basquete, futsal, peteca, vôlei e dama. A entrada é franca.

    Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

    Para o professor de Educação Física e membro da organização do evento, Juliano José Salino, a proposta não é a competição, mas o incentivo ao esporte educacional. "Vamos oferecer as atividades físicas adequadas a essas pessoas e contribuir para a inclusão delas na sociedade." Salino enfatiza que não irá haver premiação por colocação, apenas por participação. "A Olimpíada valoriza a participação. O intuito não é o desempenho do aluno. Quanto menor a deficiência, maior é o desempenho", destaca.

    As APAEs de Divinésia, Dores do Turvo, Juiz de Fora, Mercês, Paula Cândido, Piraúba, Rio Pomba, Senador Firmino, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco irão participar das olimpíadas. A professora de educação física da APAE de Juiz de Fora, Sandra Simões Visentin, ressalta o caráter educativo e social dos jogos, além de enfatizar a importância para o convívio familiar dos alunos. "Eles ficam ansiosos para viajar e para as atividades físicas. Hoje, veio uma mãe dizer que o filho não a deixou dormir pela ansiedade em arrumar a mala", destaca.

    Vinte e quatro alunos e quatro professores de Juiz de Fora vão viajar para Ubá. Outro ponto positivo das atividades é a divisão de categorias entre deficiências. De acordo com o grau da paralisia cerebral ou dificuldades cognitivas, os alunos são divididos para favorecer a igualdade. "A gente também fica entusiasmada. É muito importante para eles e faz a diferença, principalmente em relação à independência. Muitas vezes, as mães perguntam o que fizemos com os meninos na viagem, pois quando eles voltam, começam a fazer atividades mais motivados, como arrumar a casa e tirar a mesa."

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.