Quarta-feira, 22 de setembro de 2010, atualizada às 10h

Ubá sedia a VIII Olimpíada Regional das APAEs

Pablo Cordeiro
Repórter

Com o objetivo principal da inclusão social, Ubá irá sediar a VIII Olimpíada Regional das APAEs da Zona da Mata. O evento ocorre entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro. Um total de 260 participantes, de 11 APAEs, estão confirmados e disputarão natação, capoeira, atletismo, basquete, futsal, peteca, vôlei e dama. A entrada é franca.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Para o professor de Educação Física e membro da organização do evento, Juliano José Salino, a proposta não é a competição, mas o incentivo ao esporte educacional. "Vamos oferecer as atividades físicas adequadas a essas pessoas e contribuir para a inclusão delas na sociedade." Salino enfatiza que não irá haver premiação por colocação, apenas por participação. "A Olimpíada valoriza a participação. O intuito não é o desempenho do aluno. Quanto menor a deficiência, maior é o desempenho", destaca.

As APAEs de Divinésia, Dores do Turvo, Juiz de Fora, Mercês, Paula Cândido, Piraúba, Rio Pomba, Senador Firmino, Tocantins, Ubá e Visconde do Rio Branco irão participar das olimpíadas. A professora de educação física da APAE de Juiz de Fora, Sandra Simões Visentin, ressalta o caráter educativo e social dos jogos, além de enfatizar a importância para o convívio familiar dos alunos. "Eles ficam ansiosos para viajar e para as atividades físicas. Hoje, veio uma mãe dizer que o filho não a deixou dormir pela ansiedade em arrumar a mala", destaca.

Vinte e quatro alunos e quatro professores de Juiz de Fora vão viajar para Ubá. Outro ponto positivo das atividades é a divisão de categorias entre deficiências. De acordo com o grau da paralisia cerebral ou dificuldades cognitivas, os alunos são divididos para favorecer a igualdade. "A gente também fica entusiasmada. É muito importante para eles e faz a diferença, principalmente em relação à independência. Muitas vezes, as mães perguntam o que fizemos com os meninos na viagem, pois quando eles voltam, começam a fazer atividades mais motivados, como arrumar a casa e tirar a mesa."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!